OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

11/10/2018 às 13:21

Prefeito Rui Palmeira inaugura Parque Infantil Sustentável no corredor Vera Arruda

Inauguração do Parque Sustentável no corredor Vera Arruda – Stella Maris. (Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió) Inauguração do Parque Sustentável no corredor Vera Arruda – Stella Maris. (Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió)

Leyvson Gomes e Flávia Farias

“Entregamos esse parque, assim como os outros da orla, todo feito com madeira de reflorestamento. Ele foi totalmente doado pela empresa que os fabrica, que é a Amaru, uma empresa cem por cento alagoana e que produz brinquedos de muita qualidade. É mais uma opção de lazer para as nossas crianças”, afirmou o prefeito.

Além do Vera Arruda, onde também foram realizadas intervenções para melhorar o espaço público, há equipamentos com estrutura semelhante na orla da Pajuçara e Ponta Verde. Os três primeiros parques foram entregues por meio de parceria com os restaurantes Lopana e Parmegianno e os hotéis Ponta Verde e Maceió Mar Hotel.  O Parque Infantil Sustentável segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social.

Rui Palmeira ainda destacou a importância da economia feita por parte do Município na entrega dos equipamentos, já que o parque foi totalmente custeado pela empresa parceira. “A entrega desse equipamento fica melhor ainda quando a Prefeitura não gasta nada. Essas parcerias são sempre muito positivas para o Município. Semana passada, inauguramos mais um trecho do Corredor Vera Arruda totalmente revitalizado, todo ele custeado pela construtora R Pontes, e já temos propostas para levar mais parques para outras partes da cidade, todos eles através de parcerias fazendo com que Maceió tenha mais opções de lazer de uma forma sustentável e econômica”, completou o gestor.

Inauguração do Parque Sustentável no corredor Vera Arruda - Stella Maris Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Família já aproveita Parque Sustentável inaugurado nesta quinta-feira, 11, no Corredor Vera Arruda – Stella Maris

Festa

Com a entrega, o novo Parque Infantil Sustentável recebe, na tarde desta quinta-feira, uma festa em homenagem ao Dia das Crianças, organizada em parceria com a Associação dos Moradores do Stella Maris. No local, a partir das 17 horas, serão realizadas brincadeiras, apresentações musicais, oficinas de educação ambiental e pintura facial.

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli, falou sobre o Programa de Adoção de Áreas Públicas e explicou como os empresários podem participar. “Os empresários de Maceió continuam apostando no nosso trabalho. Nosso objetivo, junto com as empresas, é oferecer cada vez mais opções de lazer aos maceioenses. Quem se interessar em participar do projeto deve entrar em contato com a Semds, através dos nossos telefones ou do próprio site da Prefeitura, indicar o local que deseja adotar, podendo construir, reformar, ou manter um local, para, aí sim, o trabalho ser iniciado”, informou o titular da Semds.

O presidente da Associação dos Moradores do Stella Maris, José Queiroz, comemorou a instalação do novo parque. “Isso representa muito para todos os moradores. Esse espaço, que é tradicional para quem vem à nossa orla, estava muito degradado, e agora a Prefeitura está recuperando toda a área. Semana passada foi entregue mais uma etapa da revitalização, com isso, a população está voltando para a praça. Quem vem aqui já nota a diferença”, disse ele.

Otávio Tavares, diretor da Amaru Sustentabilidade, afirmou que a empresa sempre teve o desejo de adotar uma área em Maceió. “Os outros espaços nós sempre fizemos em parceria com outras empresas, como hotéis e restaurantes. Já no caso deste foi uma adoção só da Amaru. Estávamos procurando uma área e apareceu a oportunidade de fazermos aqui no Vera Arruda. Ficamos muito felizes, pois, o local é de grande movimentação e que é voltado justamente ao lazer. Nosso interesse é oferecer mais qualidade de vida para a população”, falou.

O morador Edemar Luiz Henckes, morador do bairro há quatro anos, elogiou a iniciativa. “Escolhemos morar aqui justamente pela proximidade com o Corredor Vera Arruda. Aqui é um lugar fantástico para as crianças, para as pessoas passearem com seus animais, mas carecia de um espaço específico para as crianças brincarem. Achei o parque incrível e espero que a iniciativa se espalhe por outras partes da cidade”, enfatizou.

Inauguração do Parque Sustentável no corredor Vera Arruda - Stella Maris Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Parque Sustentável no Corredor Vera Arruda – Stella Maris


Estrutura

Pensando na região em que foram instalados, os brinquedos são feitos com material resistente à maresia, de fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico típico da orla. Além do eucalipto e do pinus, o Parque conta com cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo. Os brinquedos foram produzidos com material 100% renovável de ciclo curto.

A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa. Apesar de o material ser suscetível à deterioração pelo fator natural e orgânico, os eucaliptos e pinus que deram forma às gangorras, aos balanços, aos cavaletes, à estação de playgrounds e a outros brinquedos são tratados e oferecem condições plenas para que o Parque alcance um longo tempo de vida útil, superior a 10 anos, com segurança, beleza e sustentabilidade, tanto no contexto ambiental quanto econômico.

Secom Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.