OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

16/11/2018 às 15:35

Jornalista Olívia Cerqueira é a homenageada do Prêmio Braskem 2018

Olívia receberá a Medalha Dênis Agra durante solenidade neste sábado (17) Olívia receberá a Medalha Dênis Agra durante solenidade neste sábado (17)

Mariana Lima

Enquanto uma das premiações mais antigas e tradicionais para o Jornalismo alagoano, o Prêmio Braskem de Jornalismo também demonstra seu reconhecimento com uma importante medalha. Outorgada a cada edição a um profissional de reconhecida contribuição para a área, a Medalha Dênis Agra será destinada, em 2018, à jornalista Olívia de Cássia Correia Cerqueira, informam os organizadores Braskem e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal). Com 30 anos de formação, Olívia n&atild e;o permitiu nem que uma grave doença a afastasse da comunicação.

Olívia Cerqueira, como é conhecida, começou sua caminhada como revisora de textos no jornal Gazeta de Alagoas. Seguiu nesta função na Tribuna de Alagoas, onde também escreveu matérias especiais, e em seguida na Tribuna Independente, local onde sua atuação expandiu para a reportagem diária e editoria do caderno de TV. Na assessoria de imprensa, trabalhou no Sindicato dos Bancários de Alagoas e também na Assembleia Legislativa do Estado, com os deputados Paulão e Ronaldo Medeiros. No webjornalismo, Olívia atuou como plantonista do site Tribuna Hoje e com seu próprio blog, mantendo a sintonia com a evolução da comunicação.

Mas isso não a afastou de experiências com o jornalismo alternativo, como o jornal O Beco, que circulou em algumas ruas do Centro de Maceió, e o informativo O Relâmpago, em União dos Palmares. Publicou "Vivências", um livro artesanal de poesias e "Mosaicos do Tempo", neste ano de 2018, após uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo.

Neste livro, o público pôde conhecer uma batalha que Olívia Cerqueira sempre travou, mas nunca a limitou ou definiu: a Doença de Machado-Joseph, degenerativa e de transmissão genética que acometeu 80 pessoas em sua família, em diferentes graus de relação. “Mosaicos do Tempo” não é só a história de uma doença de família, mas histórias da vida da própria Olívia e até de União dos Palmares, e as mudanças de ambas ao longo dos anos.

Hoje aposentada, Olívia Cerqueira trabalhou na apuração “de rua” enquanto pôde na Tribuna Independente e procurou manter a mesma visão positiva da vida que seu pai manteve. Procura manter-se ativa fotografando, frequentando livrarias, exposições e cinema. E também lendo e escrevendo, paixões que o tempo não mudou. A Medalha Dênis Agra será outorgada a Olívia Cerqueira durante a solenidade do 29º Prêmio Braskem de Jornalismo neste sábado (17), no Espaço Pierre Chalita, a partir das 21h.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e M&eac ute;xico, esta última em parceria com a mexicana Idesa


Algo Mais Consultoria e Assessoria


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.