OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

04/12/2018 às 13:23

Moradores de novos residenciais em Maceió podem escolher nomes de ruas

Moradores de novos residenciais podem escolher nomes de ruas Moradores de novos residenciais podem escolher nomes de ruas

Os novos condomínios residenciais, entregues em Maceió, que ainda não possuem nomes de ruas oficializados podem participar da Campanha Rua Legal. A ação é da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e dá a oportunidade para que os próprios moradores dos conjuntos habitacionais possam escolher os nomes dos logradouros.

Lançada no mês de outubro deste ano, a Campanha vai até o dia 31 de dezembro e também beneficia os residenciais entregues pelo Programa Minha Casa Minha Vida, a exemplo do Jorge Quintella, Maceió I e Rio Novo, entre outros. Nessas comunidades, os representantes legais dos moradores podem organizar o abaixo-assinado e com o consentimento dos moradores, solicitar os nomes das ruas.

É necessário que, anexo à solicitação, a associação de moradores também insira um pequeno resumo com a justificativa do nome escolhido. Se o nome escolhido for de uma pessoa, ela não pode estar viva e é importante que seja feito um pequeno relato sobre a vida do homenageado e sua relação com o bairro ou residencial.

Segundo o diretor de Geoprocessamento da Sedet, Tácio Rodrigues, no caso desses residenciais recém criados, “os moradores podem optar por elementos que tenham ligação com a nossa cidade ou até mesmo o estado, por exemplo, escritores, mestre de folguedos, tradições folclóricas, frutas regionais, plantas, entre outros”.

A dica de Tácio é importante, pois é possível que esses novos residenciais ainda não tenham um ícone importante para ser homenageado e que já tenha falecido.

As regras para denominação de um nome de logradouro são expostas a partir do artigo 83 do Código de Urbanismo e Edificações de Maceió (Lei 5.593). Pelo dispositivo, também é proibido adotar nomes de ruas que já existam e alterar denominações históricas e tradicionais nas localidades.

Os interessados em fazer as solicitações deverão enviar o abaixo-assinado para a Sedet pelo e-mail [email protected] ou entregar na própria sede do órgão, que fica na Avenida Governador Lamenha Filho, 297, Farol (antiga sede da SMCCU).


fonte: Ascom Sedet


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.