OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

13/12/2018 às 18:18

CGU reafirma Maceió entre as capitais mais transparentes do Brasil

A Escala Brasil Transparente (EBT) apresentada, nessa quarta-feira (12), pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) manteve a cidade de Maceió, com nota 9.42, entre as capitais mais transparentes do país. De acordo com o levantamento da CGU, a capital alagoana conseguiu a maior pontuação no Estado, a segunda maior entre as capitais nordestinas e a sexta entre as capitais brasileiras. A CGU abriu prazo até 28 de dezembro para contestação da nota e Maceió deverá pedir correção, já que em alguns casos houve equívoco de avaliação.

O levantamento foi feito em cidades com mais de 50 mil habitantes e neste ano ampliou os critérios para incluir a transparência ativa, isto é, quando se publica a informação sem a necessidade de solicitação.

O secretário municipal de Controle Interno, Neander Teles, explicou que essa mudança fez com que Maceió perdesse 58 décimos, mas que vai buscar a reavaliação. “Se não chegarmos a 10, dado que nenhuma cidade ou Estado alcançou a nota máxima, vamos chegar perto, porque alguns itens não foram considerados”, afirmou.

Neander Teles considera a EBT uma referência importante para o aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência em Maceió. Neste ano, a Prefeitura modernizou o Portal da Transparência e implantou o Portal de Serviços e a Ouvidoria, e planeja novos mecanismos para ampliar o controle social da gestão. Em 2018, a Prefeitura de Maceió respondeu 535 solicitações de informação pelo Informa Maceió, que atende à Lei de Acesso à Informação. “Observamos, na escala apresentada agora, que o atendimento na transparência passiva manteve a qualidade atestada nas outras verificações e que mudanças apontadas neste relatório são pontos de melhoria a serem considerados no nosso portal. Vamos avançar”, complementa Neander Teles.

Fonte: Secom Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.