OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

15/01/2019 às 14:03

Pinheiro: técnicos federais, do Estado e Município alinham ações

Representantes da Defesa Civil Municipal, Estadual e Nacional alinham condutas do trabalho de atenção ao bairro do Pinheiro. Fotos: Ascom Semds Representantes da Defesa Civil Municipal, Estadual e Nacional alinham condutas do trabalho de atenção ao bairro do Pinheiro. Fotos: Ascom Semds

Lucas Alcântara

Para fortalecer as ações no bairro do Pinheiro em relação ao surgimento das fissuras, representantes do Poder Executivo Municipal, Estadual e Federal estão reunidos para viabilizar a conclusão dos estudos e, posteriormente, a adoção de medidas estratégicas. O alinhamento deste trabalho foi a pauta da reunião realizada nesta terça-feira (15), na sede da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, com a participação de técnicos da Defesa Civil Municipal, Estadual e Nacional, além de representantes do Serviço Geológico do Brasil e da Agência Nacional de Mineração, que são órgãos vinculados ao Ministério de Minas e Energias.

Ao início da reunião, o analista de infraestrutura da Defesa Civil Nacional, Rafael Machado, enfatizou a importância da integração entre as esferas governamentais, tendo em vista a complexidade do caso do Pinheiro. Além dos estudos em andamento e ações programadas pelas equipes que vieram a Maceió, um dos temas abordados durante o encontro técnico foi referente ao trabalho preventivo para a elaboração do Plano de Contingência. Sobre o assunto, o analista esclareceu que este é um instrumento de planejamento de resposta em situações de emergência.

“O Plano de Contingência é um instrumento em que consta o compromisso institucional de todas as instituições que podem vir a atuar no âmbito do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. O município de Maceió está vivenciando uma situação importante de gestão de uma área de risco, então o Plano é fundamental para que haja a organização e planejamento das ações das diversas instituições envolvidas sob coordenação da Defesa Civil de Maceió. Com esse planejamento alinhado, é possível identificar as capacidades de cada órgão – municipal e estadual – e também quais são os pontos em que é necessário o suporte do Governo Federal”, explicou Rafael Machado.

Representantes da Defesa Civil Municipal, Estadual e Nacional alinham condutas do trabalho de atenção ao bairro do Pinheiro

Durante a reunião, o secretário da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, reiterou que a integração entre a Prefeitura, o Governo Estadual e o Governo Federal é fundamental.  De acordo com o gestor, as demandas em relação ao Plano estão sendo alinhadas para que cada ente governamental adote as medidas necessárias conforme as competências legais previstas pelo dispositivo que prevê a execução do documento operacional e estratégico, caso haja necessidade.

“Em Maceió, desde que as fissuras foram identificadas, mobilizamos as secretarias de serviço para que, em suporte à Defesa Civil, pudéssemos avançar nos trabalhos. Conseguimos o apoio do Governo Federal, por meio da intervenção do prefeito Rui Palmeira, e contamos também com a parceria técnica com o Governo do Estado para a elaboração, de forma preventiva, do Plano de Contingência. Cada órgão tem suas responsabilidades previstas por lei e tudo está sendo alinhado para que, em breve, tudo seja detalhado à população”, disse Dinário Lemos.

Coordenador da Defesa Civil Estadual, o major CB Moisés Melo adiantou que o Governo do Estado está mobilizando forças em relação ao Plano de Contingência. “O Plano referente aos órgãos estaduais está completamente estruturado, está tudo formatado e com todas as ações e rotas alinhadas. Vamos, agora, viabilizar os treinamentos necessários. O Estado está atuando com todas as suas forças e estamos, inclusive, viabilizando equipamentos para a utilização em qualquer necessidade”, informou o titular do órgão.

Encontro com moradores

Nesta quarta-feira (16), um novo encontro será realizado na sede da Prefeitura de Maceió com os representantes do Governo Federal, do Governo do Estado e do Município, que devem explanar as ações que estão em andamento no bairro para representantes dos moradores do bairro.



Ascom Semds

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.