OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

12/02/2019 às 13:20

Marcelo Palmeira empossa novos membros do Conselho de Assistência Social

A eleição para o biênio 2019/2020 aconteceu no dia 19 de dezembro de 2018 - Fotos:Marco Antonio/Secom Maceió A eleição para o biênio 2019/2020 aconteceu no dia 19 de dezembro de 2018 - Fotos:Marco Antonio/Secom Maceió

O vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, deu posse aos 36 membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para o biênio 2019/2020, na manhã desta terça-feira (12). A solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura, na Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá.

Vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o CMAS tem a função de acompanhar, avaliar e fiscalizar a execução da política de assistência social por órgãos públicos e entidades não-governamentais em Maceió. O conselho também realiza um frequente acompanhamento e avalia a aplicação dos recursos municipais e da gestão financeira.

Entre as responsabilidades dos novos conselheiros está a de cobrar o efetivo cumprimento da política de assistência social no Município. “O fortalecimento da assistência social em Maceió vem com a posse dos novos membros do Conselho. Eles fazem a aprovação das contas do Município relativas ao que será aplicado na pasta, aprovam o planejamento de onde serão utilizados os recursos e as áreas que serão priorizadas. Boa sorte aos novos membros. Que cumpram seu dever de fiscalizar, orientar, e de trazer proposições para que possamos aplicar na capital”, destacou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

Para a secretária de Assistência Social, Celiany Rocha, a renovação do Conselho reforça a transparência do trabalho executado na cidade. “Fazemos questão que o Conselho seja ativo, que participe. Nos esforçamos para que as necessidades do governo sejam atendidas, mas também aquelas da sociedade civil seja prestigiada por essa gestão”, disse a gestora.

O CMAS é composto por representantes governamentais – servidores que representam a Prefeitura e que atuam nas Secretarias e Fundações – e pela sociedade civil – entidades sociais prestadoras de serviços, de defesa dos usuários e que representam os trabalhadores da área social.

“Esse Conselho é importante, pois temos o papel de fiscalizar a política de assistência e ver se a população está sendo bem atendida. Temos esse desafio para o próximo biênio, que é fortalecer essa política que vem crescendo no pais”, disse o novo conselheiro Denisson André da Silva, que representa a Semas.

Iris Lanne, representante da Associação Pestalozzi de Maceió – Conselheira

Representante da sociedade civil, Iris Lanne Oliveira reforçou o papel que o CMAS tem no trabalho ao lado das entidades. “Para nós é muito importante fazer essa instância do controle social, representando nossas entidades e a sociedade civil, buscando meios para que possamos dar a melhor atenção e acolhimento para os que representam tanto as pessoas com deficiência como os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, disse a conselheira da Associação Pestalozzi de Maceió.

A eleição para o biênio 2019/2020 aconteceu no dia 19 de dezembro de 2018. A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 31 de janeiro de 2019. O número da portaria é o 129/2019.

Posse do Conselho Municipal de Assistência Social

Representantes

Na área governamental, tomaram posse representantes das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Economia (Semec), Esportes, Lazer e Juventude (Semelj), Governo (SMG), Saúde (SMS), Educação (Semed) e Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Da sociedade civil – segmento representantes dos trabalhadores do SUAS –  foram empossados representantes do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) da 16ª Região, Sindicato dos Psicólogos de Alagoas e Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Alagoas, tendo como suplentes, Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho no Estado de Alagoas (Sindprev) e Sindicado dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal).

Da sociedade civil – segmento dos representantes dos usuários – tomaram posse Federação das APAEs do Estado de Alagoas (Feapaes/AL),  Associação Pestalozzi de Maceió e Pastoral da Pessoa Idosa, tendo como suplentes, Sociedade Unida de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Petrópolis II, Associação de Usuário e Familiares de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Alagoas (Assuma)  e  Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).

Da sociedade civil – segmento representantes de entidades socicioassistenciais – foram empossados Fundação Casa do Especial (FUNCAE), Lar da Menina e Rede Feminina de Combate ao Câncer – AL, tendo como suplentes, Cruz Vermelha Brasileira, Abrigo São Vicente de Paulo e Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala).

Secom Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.