OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

15/03/2019 às 18:31

Prefeitura de Maceió entrega escadaria neste sábado após intervenção

Escadaria será inaugurada neste sábado. Foto: Marco Antonio/ Secom Maceió Escadaria será inaugurada neste sábado. Foto: Marco Antonio/ Secom Maceió

Lucas Alcântara

Antes apenas um acesso da parte baixa à alta da cidade, agora verdadeiro espaço artístico. Quem hoje passa pela conhecida escadaria paralela à ladeira da Catedral Metropolitana de Maceió, no Centro, já não lembra mais como era o espaço até receber as intervenções que levaram nova infraestrutura, iluminação em LED e cores por meio de obras de arte em mosaico. Com a conclusão dos trabalhos, o prefeito Rui Palmeira entrega o espaço revitalizado neste sábado (16), a partir das 16 horas, com uma programação cultural que reunirá poesia e música.

A recuperação da infraestrutura foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), em conjunto com o movimento Todos Pela Cidade dentro do projeto de ressignificação de áreas públicas.  A escadaria recebeu peças de mosaico que foram feitas em oficinas com curadoria da artista plástica Marta Arruda, madrinha do projeto que reuniu cerca de 1.700 voluntários para colaborar com a revitalização, entre servidores públicos, estudantes e educadores.

A escadaria teve todos os degraus nivelados para o recebimento dos mosaicos e adequação do corrimão em concreto. Luminárias de LED foram instaladas pela Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), além de nova pintura. As intervenções na limitação e infraestrutura foram executadas pela Prefeitura de Maceió com recursos públicos municipais.

Programação 

A reinauguração da escadaria será marcada pelo termo de adoção pela empresa Oikos Casa, oficializando a parceria com a Prefeitura de Maceió em relação aos cuidados com o espaço. Também foi elaborada um programação cultural aberta ao público.

As apresentações têm início às 16h com o violonista Tércio Smith. Em seguida, às 16h30, o prefeito Rui Palmeira assina o termo de adoção com representante da Oikos. A poetisa Mirian Monte dá sequência à programação recitando a poesia autoral “A Escadaria” acompanhada do compositor e violonista Petrúcio Baetto.

Um dos apoiadores do projeto, o Colégio Santa Madalena Sofia levará o coral de crianças, que serão regidas pelo maestro Gustavo Campos. Às 18h, o público poderá prestigiar a apresentação do grupo “Eu e Minha Banda”, com Lucas Ximenes no piano, John Augusto no cajon e Hygor Mendes no contrabaixo.

De acordo com a programação, às 19h A artista de rua Amanda Luquini levará seu canto de MPB com o projeto “Ra re ri ro rua”. A noite será encerrada com o Palco Democrático, um espaço aperto ao público para apresentações livres de música e poesias.

Serviço 

O quê: entrega da revitalização da escadaria paralela à ladeira da Catedral Metropolitana de Maceió ;

Quando: neste sábado, dia 16 de março;

Horário: a partir das 16 horas.


Ascom Semds


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.