OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

25/04/2019 às 13:18

Em Brasília, prefeito Rui Palmeira discute criação de Centro Cultural em Jaraguá

Em Brasília, prefeito discute criação de Centro Cultural em Jaraguá Em Brasília, prefeito discute criação de Centro Cultural em Jaraguá

Flávia Duarte

Durante reunião, na manhã desta quinta-feira (25), em Brasília, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) cessão de área para instalação de um Centro Cultural no bairro de Jaraguá. A medida faz parte das ações da gestão municipal de revitalização do bairro histórico.

“É mais uma solicitação que viemos fazer ao Dnit. A Prefeitura tem trabalhado para revitalizar o bairro histórico de Jaraguá e nós solicitamos uma grande área que pertence ao Dnit para que a Prefeitura possa revitalizar, fazendo um Centro Cultural da região”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

A área de instalação do Centro Cultural compreende galpões históricos da antiga estação ferroviária. A intenção é revitalizar a estrutura para transformar num espaço de arte popular, com área de exposição e ateliê para os mestres da cultura popular. “Estamos discutindo o projeto com o Iphan para que este espaço venha promover o desenvolvimento da arte popular”, reforça o secretário adjunto de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Tácio Rodrigues.

O prefeito de Maceió garantiu que já há recursos para a implantação do Centro Cultural e aguarda apenas a cessão da área para promover mais este projeto importante para o bairro de Jaraguá. “Foi dado um prazo de dois meses e eu acredito que não vai haver empecilho por parte do Dnit. A gente recebendo esta autorização de cessão, a Prefeitura já tem o recurso federal garantido para fazer esta obra de revitalização nestes galpões históricos que pertencem ao Dnit e vamos revitalizar mais uma área importante da cidade”, disse Palmeira.

O prefeito de Maceió lembrou ainda das ações que a Prefeitura de Maceió vem adotando visando a revitalização do bairro histórico de Jaraguá, com iniciativas de incentivos urbanísticos e tributários para promover a ocupação da área e a apropriação pelos cidadãos. Entre elas, o Centro Pesqueiro, onde reforçou o compromisso de entregar o espaço no dia 6 de maio.

“Já que estaremos agora no dia 6 de maio entregando o Centro Pesqueiro de Jaraguá, nós também estamos solicitando esta outra área para que seja devidamente revitalizada e que tenhamos um bairro histórico, onde a cidade começou, onde Maceió nasceu, devidamente organizado e que possa, num futuro próximo, ser um novo atrativo turístico para a cidade”, finalizou Rui Palmeira.

Centro Pesqueiro

O Centro Pesqueiro terá depósitos, estaleiros, mercado de peixe (com área de vendas e armazenamento), lanchonete, fábrica de gelo, oficinas – fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e elétrica para barco e motor para barco, sorveteria e muito mais.


Secom Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.