OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

14/05/2019 às 06:34

Laboratório de Imagens explica monitoramento de chuvas para o Pinheiro e áreas vizinhas

Lapis monitora, diariamente, as previsões meteorológicas na região do bairro do Pinheiro Lapis monitora, diariamente, as previsões meteorológicas na região do bairro do Pinheiro

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Ufal recebeu, nessa quinta-feira (9), o protocolo de monitoramento e alerta para o bairro Pinheiro e áreas adjacentes de Maceió. O documento foi elaborado pelas equipes do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), ligado à Defesa Civil Nacional.

"A definição desses protocolos atende a uma demanda fundamental para apoiar às defesas civis estadual e municipal na emissão de avisos e alertas de evacuação da população que reside na área de risco de desastre, em caso da previsão de ocorrência de chuvas fortes na região", destaca o coordenador do Lapis, professor Humberto Barbosa.

Desde fevereiro de 2019, o Lapis atua no monitoramento contínuo das previsões meteorológicas para gestão do risco de desastre geo-hidrometeorológicasnas localidades acima citadas.

Limiares de chuvas são fundamentais à gestão do risco de desastre

Para monitorar as ameaças de desastre de subsidência nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, com base nos estudos realizados pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o Cemaden estabeleceu limiares de intensidade e volume de chuvas que podem aumentar o risco de desastre na área.

“A previsão de chuvas intensas em Maceió indica um grave gatilho para movimentos bruscos de terreno no bairro do Pinheiro e adjacências, elevando sobremaneira o risco à segurança da população, demandando ações de preparação para proteção da comunidade”, alerta o professor.

Para isso, o protocolo elaborado pelas equipes do Cemaden e Cenad prevê a utilização do instrumento 'aviso especial', que utiliza informações dos pluviômetros localizados nas imediações do bairro, do radar meteorológico da Ufal e demais produtos para apoiar as ações de monitoramento.

Entenda os limiares de risco

Segundo estudo realizado em campo pela equipe do CPRM, consolidado através de Nota Técnica constante no Ofício nº 22 – DHT/2019, considera-se que precipitações na ordem de 30 a 40 mm por hora poderão resultar na aceleração dos processos erosivos ocorrentes, bem como na aceleração e agravamento das patologias estruturais já instaladas em moradias, ruas e outras estruturas urbanas das áreas de risco.

“Com isso, serão adotados os seguintes limiares para geração do 'aviso especial': 30 mm de precipitação em 1 hora ou menos e 70 mm de precipitação em 24 horas. Cumpre esclarecer que, visando antecipar a emissão do aviso e permitir maior tempo para as ações locais de preparação, havendo a expectativa de atingir o limiar, com base em previsões de curto e curtíssimo tempo, a equipe emitirá o alerta antes do alcance do número proposto”, explica o professor Humberto.

“O Lapis também atua diariamente no monitoramento das previsões meteorológicas na região do bairro do Pinheiro e atualiza constantemente as condições de tempo em suas redes sociais”, informa o pesquisador.

Conheça os fluxos de informações

Caberá à equipe de Operação 24 horas do Cemaden o monitoramento das condições pluviométricas para possível alcance dos limiares de chuva que acarretem risco de desastre nos bairros de Maceió.

A disseminação das informações para as equipes estaduais e municipais ocorrerá através dos seguintes meios: e-mail (através do cadastramento no S2iD); ligação telefônica para o ponto focal municipal e envio por aplicativo de mensagens instantâneas para os pontos focais estaduais e municipais.

Pontos Focais

Os pontos focais responsáveis pelo presente protocolo, bem como acionamento em casos de emergências são listados abaixo:

Cenad: Sala de Monitoramento 24h: 0800 644 0199 / (61) 2034-4660 – [email protected]

Cemaden: Sala de Situação 24h: (12) 3205-0121/29 – [email protected]

Sala de Situação Estadual:  Sala de Alerta 24 (durante período chuvoso): (82) 3315-2637 – [email protected]

Para mais informações sobre o assunto, acesse https://www.letrasambientais.com.br/posts/que-fenomeno-ameaca-engolir-o-bairro-do-pinheiro,-em-maceio-




Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.