OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

18/07/2019 às 10:31

Prefeitura de Maceió e Instituto Net Claro Embratel lançam projeto

Estudantes da Rede Municipal. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió Estudantes da Rede Municipal. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) firmou parceria com o Instituto NET Claro Embratel, com apoio do Instituto Crescer, para implementação do projeto Educonex@o. O convênio resultará na oferta de TV a cabo e internet para 52 escolas de Ensino Fundamental do Município, em regiões cabeadas pela operadora NET. O lançamento está marcado para a próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 8h30, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal), no Farol.

A parceria vai capacitar mais de 200 profissionais da Educação para o uso de tecnologias digitais e inovação em sala de aula, beneficiando mais de 1.200 alunos. Os coordenadores municipais, coordenadores pedagógicos e professores da Rede Municipal terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos para utilizar tecnologias digitais e inovação em práticas educacionais.

A iniciativa deverá estimular uma rotina de planejamento e avaliação permanente pela comunidade educadora a partir da utilização do sistema (Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras – 50 indicadores de avaliação (APEI-50).

A diretora do Centro de Formação Paulo Freire da Semed, Izabel Melo, destacou que o objetivo é sensibilizar os professores sobre a necessidade de privilegiar um currículo focado no desenvolvimento das competências cognitivas básicas, digitais e socioemocionais. “A proposta é valorizar a função do coordenador pedagógico como aquele que contribui com o processo de desenvolvimento profissional da sua equipe e que acompanha a prática em sala de aula”, afirmou.

“Com o intuito de contribuir para que o País seja cada vez melhor, a Claro leva tecnologia e infraestrutura para cumprir um importante papel social que é de proporcionar o desenvolvimento mediante iniciativas que valorizam a Educação, a Cidadania e a Cultura. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió foi fundamental para a concretização do Educonex@o, que dará a oportunidade para os professores ampliarem seu repertório educacional”, afirma Fabrício Silva de Araújo, gerente de operações da Claro.

Desde 2011 o Instituto NET Claro Embratel desenvolve o Projeto Educonex@o. O objetivo é dialogar com educadores buscando estimulá-los a repensar a prática pedagógica com auxílio das tecnologias digitais e metodologias ativas, para que, assim, contribuam com a promoção de uma educação que faça mais sentido para os alunos e os envolva em momentos de aprendizagem significativa.

Nesse período, o projeto impactou mais de 63 mil estudantes, de 1.700 escolas municipais e promoveu a formação de aproximadamente 2.200 professores, distribuídos por 51 municípios. Esses profissionais puderam conhecer mais sobre as metodologias ativas e formas de se usar as tecnologias digitais com o objetivo de desenvolver competências nos alunos.

Ascom Semed com NET Claro Embratel

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.