OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

18/08/2019 às 16:24

Recuperação de espaços públicos muda rotina de maceioenses

Moradora do Santa Lúcia, Marlene está ansiosa por entrega de praça Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió Moradora do Santa Lúcia, Marlene está ansiosa por entrega de praça Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Thiago Aquino

Marlene Santos é moradora do bairro da Santa Lúcia, parte alta de Maceió, e está na expectativa de ver um espaço recuperado e entregue de cara nova à comunidade. “Antes aqui só juntava lixo e agora com uma praça sendo construída será muito bom porque vamos aproveitar o espaço e brincar com as crianças com tranquilidade. Isso é bom para o lazer e a saúde”, diz a aposentada ao conferir as obras da Prefeitura de Maceió no final da Avenida Manoel Afonso de Melo, na Santa Lúcia, onde haverá academia de ginástica, parquinho sustentável, iluminação em LED e passeio público.

Assim como na Santa Lúcia, o Município segue com iniciativas que melhoram, preservam e cuidam dos espaços públicos de Maceió. Tanto na parte baixa, quanto na parte alta, há locais que receberam o trabalho de revitalização com recursos próprios, a partir da contribuição do maceioense por meio do IPTU e parcerias com o setor privado.

Rui Palmeira destaca trabalhos desenvolvidos em áreas públicas. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Para o prefeito Rui Palmeira, o objetivo é fazer com que os moradores ocupem e aproveitem mais os espaços. “É muito importante devolver espaços revitalizados para a população. Entregamos recentemente, na Pajuçara, a tradicional Praça do Rex, que era um ponto crônico de consumo de drogas e hoje está bem iluminada com equipamentos e paisagismo. Também transformamos a conhecida Rua da Bali que será utilizada agora apenas pelos pedestres e inauguramos por perto o sexto Parque Sustentável para a criançada aproveitar na orla. Já na parte alta, estamos com o trabalho de urbanização no bairro da Santa Lúcia num espaço descampado que servia de depósito de lixo”, enumerou o gestor.

Cores e nova estrutura chamam atenção de quem passa pela Praça do Rex, na Pajuçara
Além dos moradores, motoristas e pedestres que passam pelas tradicionais ruas da Pajuçara percebem novas cores, bancos recuperados, espaços adequados para caminhar e um toque especial da natureza. As melhorias na Praça Rex e a construção do boulevard na Rua Doutor Lessa de Azevedo foram um investimento de R$ 200 mil com recursos próprios do Município, provenientes do IPTU e do Fundo Municipal de Meio Ambiente, alimentados por recursos de licenciamentos e multas ambientais.

João Wilson comemora melhorias em locais da Pajuçara
“Agora é outra praça”. É assim que João Wilson descreve os espaços revitalizados na Pajuçara, onde a família mora há 125 anos. Ele comemora as novidades. “Estava tudo quebrado e foi um trabalho maravilhoso que veio para beneficiar toda a comunidade. Os moradores agora podem se reunir e já vejo que os turistas já estão frequentando mais. O serviço da Prefeitura foi excelente e quem vive aqui está satisfeito”, afirma Wilson.

Maceioenses e turistas aproveitam boulevard na Pajuçara. Foto: Átila Vieira / Secom Maceió

Parque Sustentável

É com o projeto Adote uma Área Pública em parceria com iniciativas privadas que a Prefeitura entrega parques infantis. Os espaços são estruturados com brinquedos esculpidos em madeiras de eucalipto e pinus, tratadas e provenientes de reflorestamento. Eles estão em seis locais da parte baixa e em breve mais dois serão inaugurados: um na Praça da V2, na Ponta Verde, e outro no Jacintinho.

Espaço infantil sustentável Acqua Parque foi entregue na Pajuçara
“A proposta é que a cada parquinho construído na área da orla marítima, geralmente em espaços doados por hotéis e restaurantes, a Prefeitura, por conta própria, faça um parquinho nas regiões mais afastadas”, lembra o prefeito Rui Palmeira.

Praças e lazer

Obras também mudaram o dia a dia em praças e locais tradicionais que fazem parte da vida dos maceioenses. Os espaços foram revitalizados e entregues à população com estrutura adequada para o lazer, espaço e convício social. As melhorias aconteceram na Praça da Faculdade (Prado), Praça do Skate (Ponta Verde) e Praça Jornalista Dênis Agra (Conjunto Santo Eduardo). Já no Murilópolis, a comunidade conta com o mirante na via principal do conjunto.

Praça do Skate foi revitalizada e entregue à população.
Um espaço que permanece na agenda do maceioense é o Parque do Horto, que em quase um ano de funcionamento recebe milhares de visitas. A área é aproveitada por gente de toda idade.  A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que administra o Horto em conjunto com o Ibama, promove frequentemente programação que estimula o lazer e a educação ambiental.

Parque do Horto faz parte da agenda de maceioenses
A reabertura do Parque, após 15 anos fechado, aconteceu por meio de uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Maceió e a Superintendência do Ibama em Alagoas.



Secom Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.