OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

09/11/2019 às 16:11

Nova praça no Santa Lúcia muda rotina de moradores

Praça Gastão Florêncio Miranda foi construída com equipamentos de esporte e lazer. Foto: Átila Vieira/Secom Maceió Praça Gastão Florêncio Miranda foi construída com equipamentos de esporte e lazer. Foto: Átila Vieira/Secom Maceió

Thiago Aquino

Bruna Alves da Silva mora há mais de 20 anos no bairro Santa Lúcia, em Maceió.  Por muito tempo a moradora sentia falta de um espaço para o lazer da família. O cenário no entorno de casa começou a mudar em 2016 com a entrega da Avenida Manoel Afonso de Melo. Depois, ruas transversais foram pavimentadas e, agora, a Praça Gastão Florêncio Miranda, a primeira do bairro, é o ponto de encontro da comunidade.

Bruna Alves reconhece que a praça significou mudança no bairro – Foto: Átila Vieira/Secom Maceió

“Antes era só mato e lixo. Depois que fizeram a pista, colocaram o sinal e construíram a praça a vida da gente mudou”, comemora Bruna, que aproveita o novo espaço de lazer à noite com o filho. “Agora a gente tem um lugar para trazer as crianças para brincar, o que antes não tinha. Estamos aqui comendo pipoca, algodão doce e aproveitando esse espaço belo que a Prefeitura fez. Espero que fique assim por muito tempo”, reforçou a moradora.

Novo espaço se tornou uma área de convivência na parte alta da capital. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A transformação no bairro mudou a rotina dos moradores. Com iluminação em LED, a movimentação segue também à noite. Enquanto algumas crianças brincam com patins, outras formam fila para usar o escorregador ou o balanço. A alegria da criançada contagia quem passa por perto. Enquanto os pequenos aproveitam o espaço, a vizinhança coloca o papo em dia. E também tem aqueles moradores que aproveitam os equipamentos para exercícios físicos.

Gabriel da Silva, de 8 anos, não quer mais ficar em casa nas horas vagas. “Achei bom ter essa praça, porque antes não tinha nada para brincar e eu ficava entediado em casa, mas agora tem brinquedos e até lanches. Agora venho todos os dias com minha família”, comentou, rapidamente, antes de continuar na diversão. O colega, Jadielson Alexandre, de 12 anos, acrescentou: “agora é reunir os amigos e brincar”.

Gabriel da Silva é uma das crianças que agora se diverte todas as noites na praça. Foto: Átila Vieira/ Secom Maceió

A nova realidade dos moradores do bairro Santa Lúcia é resultado do investimento da Prefeitura de Maceió. A Praça Gastão Florêncio Miranda conta com o Parque Infantil Sustentável em um espaço com areia, equipamentos de madeira de eucalipto para atividades físicas, mesas e bancos. O local também recebeu os serviços de jardinagem e arborização, além da nova iluminação implantada pela Superintendência Municipal de Iluminação de Maceió (Sima).

Prefeito Rui Palmeira entregou praça e destacou que equipamento muda a qualidade de vida dos moradores. Foto: Átila Vieira/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira ressalta que a revitalização de espaços públicos em Maceió devolve áreas de convivência à população. “Um espaço como esse muda a região e é importante quando a comunidade abraça e cuida do ambiente como se fosse uma extensão da casa. A gente vê isso no José Tenório, na Praça do Skate e tenho certeza que vamos ver isso também aqui na Santa Lúcia”, explicou o gestor. “O nosso objetivo é levar esse tipo de equipamento para o maior número possível de bairros, porque está comprovado que a gente melhora a qualidade de vida das pessoas quando há uma área de convivência”, acrescentou Rui.

 Economia

Além do esporte e lazer, a nova praça chega para aquecer a economia local. Para a comerciante Clédja Maria dos Santos, o momento é de um bom negócio. Ela tem uma lanchonete no bairro e, no dia da inauguração da praça, começou vender lanches no local. Foi tudo vendido antes mesmo da cerimônia de entrega.

Clédja Maria agora comercializa no novo espaço para ter renda extra. Foto: Átila Vieira/Secom Maceió

“Eu tenho um estabelecimento e o movimento está um pouco fraco; então, aproveitei essa oportunidade que a Prefeitura fez a praça para vender aqui durante a noite, um ponto com o carrinho para ajudar na renda. A Santa Lúcia estava precisando de uma praça como essa”, disse Clédja.

“Bonito e caprichado”

A Associação Comunitária do Bairro Santa Lúcia (Ascom) comemora a novidade ao destacar que é a primeira área de convivência da comunidade.

Edvaldo Moura é da Associação Comunitária do Bairro Santa Lúcia. Foto: Átila Vieira/Secom Maceió

“Pra gente é motivo de festa, pois o espaço está muito bom, bonito e caprichado. O sentimento é de gratidão, porque Santa Lúcia tem, aproximadamente, 50 mil habitantes e não tinha um espaço como esse”, exaltou Edvaldo Moura, da diretoria da associação.



Secom Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.