OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

14/02/2020 às 11:45

Ministro Lelio Bentes conhece trabalho do Instituto MandaVer, no Vergel do Lago

Ministro Lelio Bentes com alunos do projeto MandaVer Ministro Lelio Bentes com alunos do projeto MandaVer

O corregedor-geral do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, visitou na tarde da última quarta-feira (12.02) o Instituto MandaVer, no Vergel do Lago. Embora não faça parte da agenda oficial da correição conduzida pelo ministro no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), a visita serviu para que o magistrado conhecesse o projeto da entidade, que busca levar educação, cultura, esporte e empreendorismo à comunidade do bairro, um dos mais carentes e violentos da capital alagoana.

Lelio Bentes e a presidente do TRT/AL, desembargadora Anne Inojosa, foram recebidos pelo líder social MandaVer, Carlos Jorge Monteiro, e pela procuradora do Trabalho Virgínia Gonçalves. Carlos Jorge contou que o Vergel sempre foi conhecido pelo contexto da violência e que seu maior sonho é tornar o bairro um dos lugares mais empreendedores e inovadores de Alagoas. “Passei a vida no Vergel, mas mesmo depois de sofrer com fome, violência e alcoolismo, tive a oportunidade de acesso à educação graças à bondade de amigos. Queria que as crianças daqui tivessem a mesma chance que eu tive”, disse.

O ministro conheceu alguns projetos da entidade – a exemplo da criação de uma cooperativa de marisqueiras e de um banco social para apoiar quem trabalha com o sururu -, conversou com jovens atendidos pelos programas e esteve no prédio doado para a entidade pela prefeitura de Maceió, que aguarda recursos para ser reformado e sediar a cooperativa de marisqueiras. “É sempre motivador conhecer iniciativas transformadoras como a do MandaVer, que mostram como a educação e aprendizagem podem mudar a realidade de comunidades carentes como essa do Vergel”, afirmou Lelio Bentes.

Atualmente 320 crianças são atendidas pelo projeto em oficinas culturais e esportivas. “Começamos com aulas de balé e hoje oferecemos aulas de jiu-jítsu, futebol, pintura e percussão”, contou. Para jovens e adultos, são oferecidos cursos gratuitos de capacitação em parceria com o Senac, nas áreas de informática básica, técnica de vendas, inglês, eletrônica, design de sobrancelhas e estofados, empoderamento feminino, elaboração de currículo, confecção de bolsas e jóias, manicure e pedicure, operador de supermercado, assistente de recursos humanos e logística, operador de caixa e de computador e camareiro de meios de hospedagem.

Em 2019 foram qualificadas 486 pessoas em cursos e oficinas e até março desse ano, outras 90 pessoas estarão se qualificando. “Mas o número que mais nos orgulha é o de 50 pessoas encaminhadas ao mercado de trabalho em menos de um ano, o que representa geração de renda para diversas famílias”, comemorou Carlos Jorge.

Integrante da rede Gerando Falcões, o MandaVer tem parcerias com a Fundação Lemann, a Aloha, Wiseup, Gime5 e escola Móbile, além da Frascalli, Ministério Público do Trabalho, ONG Visão Mundial, Instituto Servir, centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, entre outros.


Ascom TRT-AL



Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.