OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

20/03/2017 às 12:02

Prefeitura e Unicef promovem Formação de Jovens Líderes

Formação de Jovens Líderes da PCU. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió Formação de Jovens Líderes da PCU. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Bárbara Tenório e Eberth Lins

A Prefeitura de Maceió segue em uma busca constante pela redução das desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes. Aconteceu, nesta segunda-feira (20), mais uma ação viabilizada pela Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) – cooperação técnica entre a Prefeitura, o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O Curso de Formação de Jovens Líderes da PCU, coordenado pelo parceiro técnico Centro Educacional São Bartolomeu desde o primeiro ciclo da Plataforma,  teve suas atividades concluídas no Sítio Sagrado Coração de Jesus, na Serraria. No total, foram quatro dias de capacitação, que marcam o início do segundo ciclo das atividades da PCU na capital.

A chefe do Gabinete do Prefeito e articuladora da PCU em Maceió, Juliana Vergetti, acompanhou o encerramento das atividades. “Em cada região prioritária da Plataforma temos 30 jovens participando desse processo de formação. A proposta dessa oficina é identificar e preparar novos líderes nesses territórios para que eles saibam como solicitar demandas e sugerir soluções para o desenvolvimento de sua comunidade”, pontuou.

Juliana Vergetti, articuladora da PCU em Maceió. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Juliana Vergetti, articuladora da PCU em Maceió. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

No primeiro ciclo da Plataforma, de 2013 a 2016, cinco territórios de Maceió foram definidos como prioritários no combate à desigualdade. São eles: Região 2, que envolve a área do Vergel e Prado; Região 4, Bom Parto, Bebedouro e Chã de Bebedouro até Fernão Velho; Tabuleiro; Benedito Bentes; e Região 8, que envolve a região de Ipioca, Guaxuma e Cruz das Almas.

O Curso de Formação também foi momento para elaboração de projetos pilotos para cada um dos territórios. “Hoje estamos finalizando esse ciclo de formação. Ao finalizar esse ciclo teremos um projeto piloto em cada um dos territórios, que será apresentado para o Comitê Municipal para PCU e também ao prefeito Rui Palmeira, que acompanha esse processo de perto e tem a criança e o adolescente como prioridade”, acrescentou Juliana,

A educadora e representante do Centro São Bartolomeu, Alzira Oliveira, traçou um perfil dos jovens. “O Centro, dentro da Plataforma, possui a Rede de Adolescentes Por Uma Cidade Justa e Sustentável. Sou educadora da região 7, então posso falar do perfil dos meus jovens. Eles são de periferia e de áreas de risco. O nosso trabalho propõe o protagonismo jovem, para formar jovens líderes que sejam mobilizadores. Jovem sabe reclamar, mas também precisa saber propor soluções”, destacou.

Ohana Rabelo foi uma das participantes da oficina e já participa da PCU há dois anos. Ela chamou atenção para a importância dessa formação para os jovens das comunidades. “A iniciativa fortalece o trabalho que a gente já vem desenvolvendo aqui em Maceió. O jovem precisa desse sentimento de que tem voz e que a gente pode sim falar. É fundamental a gente saber se comunicar, como pedir e conhecer nossos direitos e deveres também”, frisou.

A Plataforma

A Plataforma dos Centros Urbanos é uma contribuição do Unicef na busca por um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes, garantindo maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e a oportunidades de participações.

Por meio da Plataforma, que promove a união de forças entre diversas entidades e a própria população, diversas ações aconteceram dentro das comunidades para combater a desigualdade que afeta a vida de crianças e adolescentes. Os territórios prioritários de Maceió receberam novos Conselhos Tutelares, Centros de Referência de Assistência Social, Unidades de Saúde, escolas, praças e terminais de ônibus foram reformados e melhorias no parque de iluminação pública.





Fonte: Secom Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.