OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

21/03/2017 às 20:36

Governador e ministro lançam o Criança Feliz em Alagoas nesta quarta

Petrônio Viana e Iara Malta

O governador Renan Filho e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, lançam, nesta quarta-feira (22), o Programa Criança Feliz em Alagoas. A solenidade acontece a partir das 9h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

O Criança Feliz tem como metas principais o fortalecimento das famílias nas funções de cuidado, proteção e educação das crianças; o desenvolvimento de estratégias intersetoriais visando integrar, ampliar e fortalecer as diversas políticas públicas voltadas para gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias; a promoção de ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância e apoio às famílias adotando, entre outras estratégias, as visitas domiciliares.

O Estado de Alagoas teve um dos maiores índices de adesão ao programa registrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) entre os municípios considerados elegíveis. Dos 86 municípios alagoanos aptos a receber o programa, 84 realizaram todos os procedimentos, o que representa 97% de adesão.

A primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, que coordena o Comitê da Primeira Infância de Alagoas e é interlocutora com o Governo Federal, em relação ao programa Criança Feliz,  reforça que a ação federal trará um reforço importante para os cuidados com as crianças alagoanas.

"Usamos diretrizes similares, seguindo padrões mundialmente de cuidados com a primeira infância, além de adotarmos a intersetorialização. O Criança Feliz chega no momento importante para formação das futuras gerações", disse Renata Calheiros.

Multiplicadores

No mês de fevereiro, o Estado sediou a capacitação dos multiplicadores do Criança Feliz em Alagoas, Paraíba, Sergipe e Maranhão. Nos dez dias de curso, os multiplicadores foram preparados para orientar as famílias assistidas pelo programa, incentivar atividades lúdicas que aproximem as crianças e seus cuidadores e despertem estímulos cognitivos, além de estratégias para o funcionamento das visitas domiciliares previstas pelo programa.





Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.