OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

28/05/2017 às 18:20

Michel Temer está em Alagoas para definir ações do Governo Federal para ajudar municípios atingidos pela chuva

Comitiva presidencial desembarcou em Alagoas na tarde deste domingo (Cortesia) Comitiva presidencial desembarcou em Alagoas na tarde deste domingo (Cortesia)

AL1

O presidente Michel Temer cancelou a agenda de reuniões previstas para este domingo, em Brasília, e já em Alagoas. O voo presidencial pousou as 16h40 no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo.

Com o Estado de Calamidade decretado pela prefeitura de Maceió e o de Emergência pelo Governo de Alagoas, o presidente decidiu acompanhar pessoalmente a situação do estado, atingido por fortes chuvas na última semana. Temer sobrevoará as áreas alagadas acompanhado do governador Renan Filho.

"Não tem como [não lembrar das enchentes de 2010], as pessoas nas ruas muito apreensivas. Mas esperamos que os rios comecem a baixar. Já não chove com tanta intensidade em Alagoas, mas temos todos que estar alertas. Vou aproveitar para solicitar ao presidente que por meio de uma medida provisória, liberemos recursos para contenção de enchentes em Alagoas", afirmou Renan Filho.

O presidente fará reunião com ministros e autoridades locais para decidir quais ações do governo federal poderão ser tomadas para auxiliar os municípios atingidos pelas chuvas. A Defesa Civil Nacional já enviou a Alagoas técnicos para auxiliar o trabalho das autoridades locais.

Em Maceió quatro pessoas morreram em razão das chuvas: duas mulheres, um homem e uma criança, vítimas de soterramentos. No sábado a prefeitura decretou situação de emergência e estado de calamidade pública. O decreto, assinado pelo prefeito Rui Palmeira, já está em vigor.

De acordo com a Defesa Civil, em oito horas, choveram 55,8 milímetros (mm) na capital do estado. Em dias normais do período chuvoso, a média é 12 mm para todo o dia. Em maio, foram registrados 567,6 mm de chuva, 48,5% a mais que os 382,2 mm esperados. Este é o maio mais chuvoso em Maceió desde 2010.

A previsão é que Temer siga para Pernambuco ainda neste domingo, onde também há municípios atingidos pelas chuvas. 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.