OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

22/07/2017 às 07:53

Projeto Pontinho de Cultura resgata brincadeiras populares

Projeto retoma brincadeiras em comunidades periféricas da capital. Foto: Pei Fon/Secom Projeto retoma brincadeiras em comunidades periféricas da capital. Foto: Pei Fon/Secom

Mateus Magalhães (estagiário)

O bairro Jardim Petrópolis receberá, nestes sábado (22) e domingo (23), a partir das 9h, o projeto Pontinho de Cultura de Brincadeiras Populares, premiado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), por meio do Edital das Artes Eris Maximiano. A iniciativa tem por objetivo levar de volta às comunidades as brincadeiras tão praticadas até os anos 90, e que hoje, num mundo cada vez mais tecnológico, tornam-se raras. A ação é organizada pela Cia. Orquídeas de Fogo e será realizada sempre aos finais de semana. oferece às crianças uma alternativa aos aplicativos de dispositivos móveis e jogos eletrônicos.

Com a ajuda de ONGs parceiras, o projeto organiza, sempre aos fins de semana, dois dias de atividades lúdicas nas comunidades. As crianças de três a doze anos são parte do público alvo, mas não só eles: os pais, também, são parte importante do processo. No primeiro dia, enquanto acontecem as oficinas de criação de jogos e brinquedos infantis, os pais ou responsáveis assistem a uma palestra sobre a importância de brincar.

No segundo dia, eles entram na diversão e participam da segunda oficina, que consiste em brincadeiras que envolvem pais e filhos. Para a produtora e organizadora Luana de Macena, a iniciativa “resgatar a presença dos pais nas vidas dos filhos, porque hoje eles pensam muito no que podem oferecer financeiramente, mas estão perdendo o hábito de participar da vida dos filhos”.

Já foram contempladas com o Pontinho as ONGs Faça um coração feliz, no bairro do Canaã, eInstituto Sociedade Alegria, no Clima Bom. Até setembro, mais cinco espaços da cidade de Maceió, além do desse fim de semana, receberão a ação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PROJETO

22 e 23 de julho

(9h-12h)

Jardim Petrópolis (projeto Faça um coração feliz)

05 e 06 de agosto

(14h-17h)

Levada (Projeto Erê)

12 e 13 de agosto

(9h-12h)

Jacintinho (Movimento de Humanização)

19 de 20 de agosto

(9h-12h)

Cidade Universitária (Terreiro da Mãe Neide)

26 e 27 de agosto

(9h-12h)

Riacho Doce – Unidade 2 (Instituto Sociedade Alegria)

02 e 03 de setembro

(9h-12h)

Bom Parto (Quintal Cultural)






Fonte: Ascom Fmac

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.