OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

15/09/2017 às 11:38

Prefeitura instala ecoponto para descarte da casca do sururu

Ecoponto do Sururu receberá cascas do marisco para evitar descarte irregular. Foto: Sarah Mendes/Ascom Slum Ecoponto do Sururu receberá cascas do marisco para evitar descarte irregular. Foto: Sarah Mendes/Ascom Slum

O sururu é fonte de renda para diversas famílias em Maceió. Diariamente, são descartadas aproximadamente três toneladas de casca do molusco na orla lagunar. Resultado disso é o descarte irregular em vias públicas. Para minimizar a situação, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), instalou um ecoponto exclusivo para receber a casca do sururu.

Todos os dias, um veículo recolherá o material e encaminhará para o ecoponto. O projeto irá gerar economia para o município e contribuir com o meio ambiente. O equipamento funciona na região conhecida como Dique Estrada.

O Ecoponto faz parte de um processo pioneiro que transformará o resíduo em um composto para fortalecer o solo. O material poderá ser usado em praças, jardins públicos, agricultura, e poderá ser futura fonte de renda.

O titular da Slum, Davi Maia, reforça a importância e urgência da ação. “No Dique Estrada a coleta de resíduos é regular, mas o descarte inadequado persiste. E o maior volume é da casca de sururu. O Ecoponto é o pontapé que para que consigamos reverter esta situação de uma maneira criativa e eficaz. Estamos em teste das outras fases e esperamos que ano que vem isso já seja realidade”, diz.

O projeto foi idealizado por Ronaldo Santos, um dos estudantes premiados na primeira edição do “Maceió, Cidade Sustentável”, criado por Davi Maia quando era gestor da então Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Ecoponto na Pajuçara

O primeiro Ecoponto de Maceió, construído no bairro de Pajuçara, recebe resíduos de construção civil, poda e material volumoso e inservível. O equipamento funciona desde 2014 e vem apresentando bons resultados, minimizando o descarte inadequado em vias, terrenos e esquinas em sua área de abrangência, que envolve também os bairros Ponta da Terra e Ponta Verde.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.