OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

21/10/2017 às 16:19

Semarh já capacitou 55 municípios na gestão da coleta seletiva Iniciativa

Equipe técnica já capacitou 55 cidades para que os representantes implantem a coleta seletiva no município Equipe técnica já capacitou 55 cidades para que os representantes implantem a coleta seletiva no município

Débora Rosset

A destinação correta dos resíduos sólidos é fundamental para o desempenho dos municípios na política sustentável. Em Alagoas, a responsabilidade de atuar pela educação ambiental com vistas à coleta seletiva tem sido colocada em prática pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio de capacitações.

Desde 2015, a equipe técnica de educação ambiental da Semarh, representadas por Valdenira Chagas, Kamila Aderne, Magdally Costa, Elisângela Tavares, Domênica Didier e Isis Lins e Laís Acioly, desenvolve atividades em todas as regiões de Alagoas e já capacitou 55 cidades para que os representantes implantem a coleta seletiva no município.

Diversas foram as etapas superadas para elaborar um plano para qualificar as gestões municipais das regiões Agreste, Sertão, Bacia Leiteira, Metropolitana, Zona da Mata e Litoral Norte e Sul. O resultado desse planejamento foi um diagnóstico da situação de cada município para se adequar à realidade ambiental de cada um.

Para capacitar os municípios, a Semarh reúne os gestores municipais, consórcios públicos, agentes de saúde e coordenadores de escolas municipais e estaduais durante dois dias. No primeiro dia, é realizada uma oficina sobre os resíduos recicláveis secos e rejeitos compostos. Também é apresentado a importância de separar metais (como aço e alumínio), papel, papelão, plástico e vidro.

No segundo dia é feito um diagnóstico de cada região e a construção do plano de ação integrado para orientar os municípios sobre o tratamento adequado dos resíduos.

Após a capacitação, cada município tem a responsabilidade de implantar a coleta seletiva e disseminar em escolas e órgãos públicos o conhecimento sobre a destinação correta dos resíduos sólidos. Já a Semarh, tem o papel de monitorar esse trabalho, comparecendo ao município para vistoriar e averiguar se estão realizando a coleta seletiva de acordo com as orientações repassadas durante a capacitação.

Avanço

Em paralelo à responsabilidade de capacitar os municípios, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos já encerrou 36 lixões desde 2015 e os resíduos das cidades passou a ser destinado para as centrais de tratamentos e aterros sanitários.

As atividades para gestão adequada dos resíduos sólidos também contam com a elaboração dos Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) que foram entregues em maio deste ano para os sete consórcios públicos que reúnem todos os municípios de Alagoas.

O plano é um guia para nortear as cidades na questão do encerramento dos lixões, trabalhos de educação ambiental que envolve oficinas de coleta seletiva, recuperação das áreas degradadas, incentivo à reciclagem, gestão responsável dos resíduos sólidos, entre outros itens essenciais para a conservação e proteção ambiental.

Municípios capacitados

Segundo dados da Superintendência de Meio Ambiente da Semarh, os municípios capacitados com a coleta seletiva são: Capela; Pindoba; Chã Preta; Cajueiro; União dos Palmares; Murici; Ibateguara; Santana do Ipanema; Olivença; Monteirópolis; Carneiros; Batalha; São José da Tapera; Olho D’ das Flores; Pão de Açúcar; Senador Rui Palmeira; Dois Riachos; Água Branca; Canapi; Inhapi; Mata Grande; Delmiro Gouveia; Piranhas; Olho D’Água do Casado; Pariconha; Coité do Noia; Limoeiro de Anadia; São Sebastião; Taquarana; Igaci; Campo Grande; Olho d’  Grande; Traipu; Minador do Negrão; Tanque d’ Arca; Igaci; Belém; Palmeira dos Índios; Santa Luzia do Norte; Pilar; Marechal Deodoro; Coqueiro Seco; Paripueira; Satuba; Coruripe; São Brás; Feliz Deserto; Igreja Nova; Teotônio Vilela; São Miguel dos Campos;  Barra de São Miguel; Anadia; Junqueiro; e Jequiá da Praia.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.