OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

09/01/2018 às 13:02

Agricultor que realizava captação de água irregular em lagoa de Arapiraca é notificado

Agricultor que realizava captação de água irregular foi notificado pela Secretaria de Meio Ambiente de Arapiraca Agricultor que realizava captação de água irregular foi notificado pela Secretaria de Meio Ambiente de Arapiraca

Um agricultor que estava captando água ilegalmente de uma lagoa no povoado Cangandu, em Arapiraca, foi autuado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O infrator utilizava o reservatório natural sem a documentação exigida pelos órgãos ambientais.

De acordo com a superintendente de Meio Ambiente da Prefeitura de Arapiraca, Pricila Moura, em área pública ou  privada a captação de água deve ser autorizada para não causar nenhum tipo de descontrole ambiental.

Parte dessa lagoa do povoado Cangandu fica no terreno do agricultor, mesmo assim  está passível de outorga para a captação de água. “Lagoas, riachos, barragens e nascentes pertencem à União, portanto devem ser preservados”, explicou a superintendente.

O agravante dessa denúncia é que o agricultor mantinha várias bombas de sucção para fazer a captação de água que era utilizada em um plantio irrigado. Além disso, ao lado da área de irrigação foi realizada a escavação de dois açudes para serem abastecidos com a água da lagoa, o que pode causar o esgotamento da reserva natural.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente determinou um prazo de quinze dias para a regularização da documentação.  De acordo com Pricila Moura, o agricultor deve apresentar a licença ambiental do projeto de irrigação e solicitar à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) a autorização para captação de água.

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.