OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

01/04/2018 às 17:00

Maceioenses podem adquirir mudas no Parque Municipal

Cada cidadão pode retirar até três mudas no Viveiro do Parque Municipal. (fotos: Lucas Alcântara/ Ascom) Cada cidadão pode retirar até três mudas no Viveiro do Parque Municipal. (fotos: Lucas Alcântara/ Ascom)

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

O cidadão que deseja colaborar com a arborização da cidade pode procurar o Parque Municipal para adquirir exemplares nativos da Mata Atlântica. É na unidade de conservação que fica o Viveiro Público de Mudas de Maceió, onde são produzidas as mudas de árvores que são plantadas em praças, canteiros e áreas verdes. Lá, cada cidadão pode retirar até três exemplares, de forma gratuita, além de ser orientado sobre o plantio adequado.

“As mudas são cultivadas no viveiro e, quando alcançam a altura média de 1,80 metro, levamos ao campo para plantio. Aguardamos a floração para coletar novas sementes e, assim, sustentamos um ciclo que garante suficientemente a arborização de Maceió, além de nos possibilitar a doação aos maceioenses que procuram o Parque Municipal. A média de produção é de oito mil mudas mensalmente, há períodos em que ultrapassamos ou registramos um pouco menos”, explica o coordenador de Arborização e Jardinagem da Semds, José Rubens.

Para os maceioenses que têm interesse em obter mudas, a entrega é feita diretamente no Parque, de segunda a sexta-feira, no período da manhã. Ao solicitar, o cidadão deve informar onde será feito o plantio para que a equipe da Semds avalie a largura da calçada e se há rede elétrica ou hidráulica no local. A partir dessas informações, é feita a indicação da espécie mais adequada.

“Quando alguém chega aqui, consultamos primeiro qual é a localidade onde há o interesse de ser feito o plantio. A partir disso, avaliamos e libramos a muda mais adequada para a arborização urbana, sendo de pequeno, médio ou grande porte. Fazemos essa orientação por se tratar de situações diferentes em cada solicitação”, esclarece José Rubens.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.