OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

05/04/2018 às 16:00

Replantio em Cruz das Almas beneficia ecossistema

Replantio da salsa-da-praia contempla região de Cruz das Almas. (Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Semds) Replantio da salsa-da-praia contempla região de Cruz das Almas. (Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Semds)

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Quem caminha pelas praias de Maceió já deve ter se deparado, em alguns trechos da costa, com as folhagens verdes de onde brotam vistosas flores em tons lilás. Trata-se da salsa-da-praia, de nome científico Ipomea pes-caprae, uma vegetação de restinga que desempenha um importante papel no ecossistema: o de proteger e sustentar o solo, evitando a erosão costeira na faixa de areia. Em virtude desta peculiaridade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) iniciou, no ano passado, o replantio em pontos da capital e seguiu com o trabalho nesta quarta-feira (04), contemplado a praia de Cruz das Almas.

Titular da Semds, Gustavo Acioli Torres lembra que o replantio foi iniciado a partir da estruturação de ilhas cercadas em trechos nas praias de Pajuçara, Jatiúca e Jacarecica, onde também foram instaladas placas informativas alertando a população que os espaços são áreas de proteção ambiental permanente. Em relação à região de Cruz das Almas, o secretário conta que o replantio foi realizado no trecho em que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) concluiu uma obra de reconstrução após parte da via ter cedido em decorrência do volume de chuva registrado no início do mês de março.

Trabalho é executado pela equipe de jardinagem e arborização da Semds. Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Trabalho é executado pela equipe de jardinagem e arborização da Semds. Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Semds

“Este trabalho tem sido feito pela equipe de jardinagem e arborização da Semds, que prepara toda a área onde o plantio é realizado. Em Cruz das Almas, a ação foi na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, exatamente onde houve o dano à via após as fortes chuvas em março. Com o ocorrido, a pista cedeu e a faixa de areia ficou sem cobertura de vegetação. Assim como realizamos em outras áreas do litoral da capital, iniciamos o replantio da salsa-da-praia neste ponto para que, em breve, o espaço volte a ser tomado pelo tipo de planta que tem grande importância para a proteção do meio ambiente”, afirma Gustavo Acioli Torres.

Ainda sobre os benefícios ao ecossistema, o secretário cita que a salsa-da-praia é uma espécie de barreira natural e, por isso, sustenta e protege o solo, minimiza os impactos durante os períodos chuvosos, reduz o processo de erosão nas áreas beira mar, mantêm o equilíbrio dos ecossistemas – a exemplo dos manguezais, é uma rede de contenção de lixo, além de servir para abrigar animais invertebrados, pequenos mamíferos, repteis e aves. “Os benefícios ao meio ambiente são inúmeros. A vegetação também colabora com o aspecto paisagístico, deixando as praias mais bonitas em virtude da floração”, completa o titular da Semds.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.