OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

11/04/2018 às 18:29

Defesa Civil de Maceió reúne Nudecs e apresenta novo software

Dinário Lemos, secretário adjunto especial da Defesa Civil Dinário Lemos, secretário adjunto especial da Defesa Civil

A Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil realiza, nesta quinta-feira (12), a reunião de alinhamento de demandas com os titulares dos Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudecs) em relação à quadra chuvosa. Durante o encontro, que acontece às 09h na sede da Defesa Civil, haverá a apresentação do software de gerenciamento de ocorrências e monitoramento, uma ferramenta desenvolvida pelo órgão da Prefeitura de Maceió para facilitar o atendimento de demandas registradas pela população.

Titular da Defesa Civil, Dinário Lemos explica que os Nudecs atuam de forma estratégica nas regiões mais vulneráveis da capital em relação ao registro de ocorrências decorrentes do volume de chuva, as chamadas áreas de risco. Estas regiões, segundo o secretário, também serão contempladas nas próximas semanas com a instalação de lonas de proteção em barreiras para evitar o encharcamento durante a chuva, que favorece o deslizamento de terra.

“Realizaremos a reunião com os Nudecs para reforçar o alinhamento do nosso trabalho conjunto durante a quadra chuvosa. Os Núcleos reúnem, em média, 50 pessoas de várias comunidades que atuam de forma voluntária, ajudando-nos por meio de um contato direto e agindo como interlocutores entre o poder público e a comunidade. São pessoas orientadas, que sabem como proceder e a quem acionar em caso de ocorrências, como deslizamento de barreiras, enchentes ou quedas de árvores”, esclarece Lemos.

Sobre o software da Defesa Civil, Dinário Lemos conta que a ferramenta concentra todo o trâmite de assistência ao usuário, desde o recebimento da ligação pelo 0800 030 6205, seguindo pela classificação do grau de urgência, até a conclusão ou encaminhamento necessário da demanda. Após meses de desenvolvimento e aperfeiçoamento, o sistema está em utilização desde dezembro de 2017. Conforme a experiência dos últimos meses, segundo Lemos, o resultado se mostra positivo em relação à assistência ao cidadão.

“Em uma só plataforma podemos ver o local exato do registro por meio do georreferenciamento, temos o passo a passo da ocorrência, classificamos por cores o grau de urgência do caso para antecipar o atendimento conforme a necessidade, além de mostrar os gráficos da pluviometria com o volume de chuva em cada região e também as imagens de satélite com as massas de chuva, o que nos permite alertar de forma antecipada a população e evacuar áreas de risco quando for preciso. É uma ferramenta desenvolvida por nossa equipe que tem ajudado no atendimento às ocorrências”, explica o secretário.

Serviço

O quê: Reunião com Nudecs e apresentação de novo software;

Onde: Na sede da Defesa Civil de Maceió – Rua Marquês de Pombal, no Vergel do Lago;

Quando: Quinta-feira, dia 12 de junho de 2018;

Horário: às 09 horas.

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.