OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

25/04/2018 às 16:11

Maceió disponibiliza sacos biodegradáveis para recolhimento de dejetos de animais

Cada vez mais aumenta o número de pessoas que adotam animais de estimação como parte integrante da família. Na rotina desses bichos, principalmente de cachorros, está a alimentação, as brincadeiras e os passeios diários, usados geralmente para que os bichinhos possam fazer suas necessidades fora do apartamento ou da casa. Mas permitir que os cachorros evacuem em ruas e calçadas trazem muitos prejuízos à população em geral. Se não forem recolhidas, as fezes desses animais produzem mau cheiro e até mesmo doenças, como uma verminose que provoca diarréias, vômitos e até cegueira. Por isso, uma iniciativa público-privada vem contribuindo para que este problema acabe em Maceió. Trata-se dos dispositivos espalhados na orla e em algumas ruas de Maceió, que disponibilizam gratuitamente saquinhos para o recolhimento das fezes dos animais.

No total já existem 120 totens com dispenser espalhados pela cidade e em condomínios fechados, e mais 40 serão disponibilizados em breve. As sacolas são biodegradáveis, não prejudicando assim o meio ambiente, e facilitando a vida dos donos de pets. “Este é um projeto educativo para condomínios, comércios e cidades inovadoras. Em formato de totem, os dispensadores possuem saquinhos I’m Green para a população recolher os dejetos de seus animais de estimação, assim a orla e as calçadas da cidade ficam mais limpas”, explica Saulo Sá, responsável pela Pooblicão, empresa gestora dos equipamentos.

Em alguns estados, deixar a sujeira dos animais jogada na rua é motivo de multa. Antes mesmo que a medida chegue por aqui, a ação educativa e o fornecimento de material já contribui para a melhoria da limpeza da cidade. Para Nayana Bruschi, dona do pug Fred, a iniciativa é muito válida. “Passeio com o Fred umas duas vezes por dia e acho maravilhoso ter os saquinhos nas ruas. Infelizmente ainda falta educação por parte das pessoas para jogarem as sacolas no lixo, além de que muita gente passa e puxa os saquinhos para utilizar para outros fins”, diz.

Vale ressaltar que a iniciativa, firmada em parceria com a prefeitura de Maceió, não gera despesas aos cofres públicos. Enquanto o município concede uso do solo, a Pooblicão, empresa responsável, fornece no equipamento um espaço para publicidade. Ela também é a responsável em manter os equipamentos abastecidos com os sacos plásticos. Por mês, são utilizados 12 mil saquinhos nos dispensadores. A reposição é feita diariamente conforme o uso dos saquinhos pela população. Caso o cidadão encontre o equipamento vazio, pode entrar em contato com a Pooblicao através do “Alô Saquinho 3221-0010”, o número do telefone está também exposto na tampa dos dispensadores.

Fonte: Conteúdo Mescla Assessoria


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.