OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

08/06/2018 às 17:04

Um milhão de mudas serão plantadas para reflorestar matas ciliares

Plantio das mudas também será destinado às áreas degradadas pelos antigos lixões Plantio das mudas também será destinado às áreas degradadas pelos antigos lixões

Nigel Santana

Alagoas dá mais um importante passo na proteção ambiental com o lançamento oficial do Programa “Planta, Alagoas”. Nesta sexta-feira (8), o governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres autorizaram a doação de um milhão de mudas nativas para reflorestamento das matas ciliares, bem como para utilização na recuperação das áreas degradadas pelos antigos lixões.

O programa foi lançado durante uma solenidade no Palácio República dos Palmares com a presença de representantes da Assembleia Legislativa do Estado, do deputado federal Marx Beltrão, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Ministério Público Estadual (MPE) e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

De acordo com o titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, o estado firma um compromisso importante com a sociedade e com a gestão ambiental ao projetar o reflorestamento das matas ciliares. Alexandre destacou a atuação conjunta neste processo nos próximos quatro anos.

“É mais um passo relevante dado pelo Governo de Alagoas e pela Semarh. Após atuarmos de forma planejada para finalizar os lixões, partimos agora para o reflorestamento das matas ciliares, bem como ajudar na recuperação das áreas degradadas pelos antigos lixões. Neste contexto, cada agente faz a sua parte. A Semarh vai doar um milhão de mudas, as prefeituras irão realizar o plantio e os Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Alagoas irão fiscalizar o plantio”, relatou o secretário.

Fortalecimento

Ainda na solenidade, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos cedeu um veículo Sandero para a Associação dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Para o secretário Alexandre Ayres, a cessão do carro será relevante para que os comitês desenvolvam as suas funções na proteção dos recursos hídricos.

“Em 2016 a Semarh superou mais um desafio ao reativar os Comitês de Bacia. Estão ativos os Comitês do Complexo Estuarino Lagunar Maundaú-Manguaba; São Miguel; Pratagy; e Região Hidrográfica de Coruripe”, frisou o secretário.

Outro destaque na solenidade diz respeito ao convênio entre a Semarh e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para promover a capacitação dos catadores de reciclados de 14 cooperativas de catadores que atuam em Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Piranhas, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, São Miguel dos Campos, Campo Alegre e Coruripe.

O convênio foi assinado pelo secretário Alexandre Ayres, pelo presidente do Sebrae, Marcos Vieira e contou com a presença de representantes dos catadores de reciclados.

Já a assinatura entre Semarh e Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Sidicombustíveis-AL) autoriza a concessão de outorga para o uso da água, bem como a implantação do Programa de Reuso da Água. O termo foi assinado pelo secretário Alexandre Ayres e pelo presidente da entidade, James Thorp.

Ascom Semarh

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.