OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

10/06/2018 às 15:55

Governo entrega nova sede do Batalhão de Polícia Ambiental nesta segunda

Novo prédio oferecerá melhorias nas acomodações dos policiais militares da unidade especializada Novo prédio oferecerá melhorias nas acomodações dos policiais militares da unidade especializada

Wanessa Neves

O Governo do Estado inaugura nesta segunda-feira (11), as novas instalações do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). A solenidade será realizada no Balneário do Catolé, BR 316, Km 014, no bairro do Clima Bom, em Maceió, a partir das 10h, e marcará a passagem dos 29 anos da unidade.

Com a inauguração da nova sede do BPA, a tropa passará a contar com modernas instalações, o que não só garantem a dignidade dos policiais, como permitirão uma melhor prestação de serviços à população alagoana.

Novo Batalhão do BPA / (Foto: Ascom/PMAL)

A solenidade de inauguração contará ainda com homenagens a policiais militares da ativa e da reserva, em solenidade que contará com a presença do governador Renan Filho; do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, que também já comandou o BPA, e do comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio.

Os recursos para a reforma e aquisição de equipamentos foram provenientes de uma ação do Ministério Público Estadual, em decorrência de uma infração às condicionantes ambientais (supressão de vegetação do bioma Mata Atlântica).

O prédio da unidade especializada recebeu investimentos no valor de R$ 1 milhão.Com a reforma, o BPA contará com auditório para 60 pessoas, recepção/secretaria, sala do comandante e do subcomandante, além de salas do serviço administrativo (P1/P4, sargenteação, P2/P3), reserva de armamento, garagem para seis viaturas, copa e alojamentos para oficiais e praças. As novas instalações irão facilitar a atuação das equipes policiais e, também, proporcionar acomodações dignas aos profissionais lotados no Batalhão.

Novo Batalhão do BPA / (Foto: Ascom/PMAL)

Histórico

Criado em 5 de junho de 1989, com o nome de Companhia de Polícia Florestal, nascia aí o braço armado do Estado, com a missão de proteger a fauna e a flora alagoanas. O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) atualmente é comandado pelo tenente-coronel Ascânio Casado e possui um efetivo de 111 policiais militares, distribuídos em três companhias, um pelotão de apoio administrativo e um pelotão aquático.

Durante seus 29 anos, o BPA realizou convênios, parcerias e recebeu apoio de outras entidades envolvidas na proteção do meio ambiente no Estado, a exemplo da revitalização do rio São Francisco, para o qual recebeu logística necessária ao combate e prevenção do crime ambiental na região do baixo São Francisco.

O Batalhão tem como missão planejar, coordenar e executar o policiamento ostensivo terrestre e aquático, agindo de forma preventiva e repressiva, de forma integrada, visando à proteção do meio ambiente, seus recursos hídricos, sua flora, recursos minerais, faunas aquáticas e terrestres, buscando a conscientização, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.


Ascom SSP/AL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.