OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

20/06/2018 às 18:20

Inverno inicia nesta quinta e tem previsão de chuvas abaixo da média S

Sala de Alerta da Semarh explica os fatores que contribuem para uma estação menos rigorosa Sala de Alerta da Semarh explica os fatores que contribuem para uma estação menos rigorosa

Débora Rosset

Alagoas se despede do outono e recebe a estação do inverno nesta quinta-feira (21), partir das 07h09. A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estima um inverno com chuvas abaixo da média.

As chuvas que estão previstas para a chamada estação mais fria do ano tendem a ser o oposto do que ocorreu em 2017, período chuvoso considerado acima da normalidade.

O meteorologista da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Nunes Pinho, explica que o inverno em Alagoas terá chuvas mais distribuídas ao longo dos dias, no entanto é possível que aconteça casos extremos de chuva.

“Em 2017 estávamos sob a influência do La Niña [fenômeno que acarreta um aumento das chuvas na região Nordeste]. Em 2018, não estamos vivenciando este fenômeno. Portanto, podemos esperar um inverno ameno”, destacou o meteorologista.

Vinícius também esclarece que o inverno com pouca chuva é consequência do posicionamento de um sistema de alta pressão no oceano atlântico, denominado de Alta Subtropical do Atlântico Sul, que impede a chegada de frentes frias até a região do Nordeste.

Quanto às temperaturas neste período, a Sala de Alerta da Semarh estima que os termômetros devem marcar entre 22° C e 23° C no período da manhã. À tarde, o tempo seco pode ser predominante e à noite a temperatura cai.

Ascom Semarh

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.