OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

04/07/2018 às 17:42

Secretaria de Meio Ambiente já recolheu mais de três mil pneus em desuso das borracharias de Marechal

Atividade de recolhimento de pneus teve início em março de 2017 após uma ação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Atividade de recolhimento de pneus teve início em março de 2017 após uma ação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Sthefane Ferreira e Izabelle Targino/Assessoria

Destinar corretamente os pneus em desuso e evitar a proliferação de focos do Aedes Aegypti – mosquito transmissor da Dengue. É com esses objetivos que a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, vem realizando a coleta de pneus nas borracharias e oficinas do município. Até maio deste ano já foram recolhidos 3.231 pneus.

A ação vem sendo realizada desde março de 2017, quando a Prefeitura de Marechal Deodoro participou de uma ação realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A partir daí, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu continuidade à atividade em Marechal Deodoro. No primeiro momento, a equipe de Educação Ambiental realizou visitas as borracharias e oficinas informando sobre o trabalho e realizando o cadastro dos estabelecimentos interessados em entregar os pneus em desuso. Em em seguida, o material passou a ser coletado mensalmente. Atualmente, 22 borracharias e oficinas em todo o município fazem parte do cadastro da Secretaria de Meio Ambiente. Em 2017, foram coletados 1.951. Este ano, até o mês de maio, os números já chegam a 1.280 pneus recolhidos e destinados corretamente.

Os pneus coletado são colocados em um galpão  coberto, com estrutura apta para receber esse tipo de material. Além disso, a Vigilância Sanitária realiza visitas para vistoriar o material e fazer o tratamento adequado, caso sejam encontrados possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outra doenças.

De acordo com a responsável pela coleta de pneus em Marechal Deodoro, Kássia Karina, o intuito do município é evitar qualquer tipo de problemas de saúde pública, além de dar a destinação correta dos pneus em desuso.

“Nós iniciamos estre trabalho no ano passado e a importância não é só ambiental, mas para a saúde pública do município, para evitar os focos de reprodução do mosquito da dengue. Não é obrigação da Prefeitura recolher os pneus, mas nós fazemos isso para ajudar no descarte correto dos resíduos. Esta é uma obrigação do gerador deste tipo de resíduo, que teria que encaminhar os pneus para os fabricantes, através da logísticas de reversa. Mas a Prefeitura dá esse suporte para que essa logística aconteça”, expôs.

A coleta                                                                   

A coleta dos pneus nas borracharias e oficinas do município é realizada uma vez por mês, com um caminhão caçamba disponibilizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Nos dias de coleta, os estabelecimentos já deixam os pneus inservíveis separados e prontos para serem coletados.

De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana (§3° do Art. 8°) e a Lei 12.305/10 (Art. 33º) a coleta e destinação final dos pneus inservíveis no município é de inteira responsabilidade de seus geradores. Porém, a Prefeitura de Marechal Deodoro realiza a coleta mensal de pneus para evitar o descarte incorreto desse material, minimizar os impactos ambientais e evitando possíveis problemas de saúde pública.

Caso os estabelecimentos cadastrados ou não realizem o descarte incorreto dos pneus, cabe à Secretaria de Meio Ambiente punir os responsáveis.

Para onde vai esse material?

Os pneus acumulados no galpão disponibilizado pelo município são recolhidos periodicamente pela empresa Reciclanip, que é responsável pela reciclagem dos pneus. Após isso, os materiais são enviados para as empresas de trituração e são reutilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento.

Os pneus também podem ser utilizados na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, entre outros materiais. Recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

Cadastro

Os estabelecimentos comerciais que utilizam pneus e ainda não foram cadastrados pela Secretaria de Meio Ambiente, podem entrar em contato com a Secretaria para solicitar a coleta do material.

Após a solicitação, as equipes de Educação Ambiental vão até o local, realizam o cadastro e o estabelecimento passa a fazer parte da rota de recolhimento dos pneus, realizada uma vez ao mês. Para as pessoas físicas, o trâmite é o mesmo.

Quem tiver interesse em saber mais informações pode entrar em contato com o setor pelo telefone 99127-7797, ou ir até a Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Caravelas, na Praia do Francês.


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.