OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 21 de outubro de 2018

Meio Ambiente

02/08/2018 às 13:13

Alunos do município plantam mudas de árvores no Bosque das Arapiracas

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), realiza, a partir desta quinta-feira (02), o projeto de arborização da I Semana de Ações Ambientais Integradas. A programação teve inicio no Bosque das Arapiracas, onde alunos das escolas de ensino fundamental Tibúrcio Valeriano e Maria das Dores plantaram mudas de árvores entre a escola de circo e o museu de biologia.

As 300 mudas, doadas pela Mineradora Vale Verde, são das seguintes espécies: Arapiraca, Aroeira, Angico, Barriguda, Catingueira, Cedro, Imburana, Ipê Roxo, Para de Vacam Pau Ferro e Timbaúba. Além do Bosque, elas serão distribuídas no Lago Perucaba, bairro Brasiliana e Praça Marques da Silva. Nesta sexta (03), sábado (04) e segunda (06), respectivamente. Na Praça, além da doação de mudas, vai acontecer também inspeção nas árvores já existentes.

Essa atividade educativa de incentivo à arborização urbana tem o envolvimento das comunidades locais, universidades, empresas, representações sociais, do Projeto Arborizar e representantes de todas as secretarias do município. “Essa ação é integrada e quem está responsável em manter o projeto é a própria sociedade”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos da Seduma, Patrícia Albuquerque.

A coordenadora também explicou que a escolha das escolas foi feita de acordo com a proximidade das instituições ao local que será arborizado, no caso desta quinta (02), próximas ao Bosque, e que as árvores plantadas nas áreas ociosas do Bosque e na passagem de quem corta caminho, vão contribuir para que as pessoas parem de jogar entulho e se interessem em preservar o local que passam diariamente.

Mas, de acordo com o engenheiro ambiental da Mineradora, André Maia, as vantagens das árvores são se limitam a isso, pelo contrário, ele destaca que elas recebem a fauna, como pássaros e abelhas; retém carbono da atmosfera, combatendo os poluentes; contribuem para o desenvolvimento cultural da população, que passa a conhecer o bioma; entre outros benefícios.

Foto: Samuel Alves

Quanto a parceria com as demais instituições, seja o grupo de escoteiros seja a Universidade Estadual de Alagoas, a intenção é que elas auxiliem na manutenção das mudas plantadas, fiscalizando e cuidando das mesmas. “O solo aqui, por exemplo, não é tratado para o plantio, então precisamos cuidar para que a muda germine e caso isso não aconteça, vamos replantar”, disse Ana, estudante de ciência biológicas da Uneal.

A escolha da data da I Semana de Ações Ambientais Integradas não foi em vão. “Precisamos aproveitar o período de chuvas e umidade do solo”, justificou Patrícia.

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.