OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

07/10/2018 às 11:14

Prefeitura planta mais de duas mil árvores em Maceió

Lucas Alcântara

Matheus tem seis anos, mas, apesar de ser criança, já tem um importante legado para a cidade em que vive. Ao lado da mãe, a operadora de caixa Maria Aquino, ele plantou uma das mais de duas mil novas árvores que Maceió ganhou nos últimos meses por meio das ações de arborização que fazem parte do trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds).

Feliz ao acompanhar o plantio do filho, realizado em recente edição do projeto Bairro Verde na Praça da Faculdade, no Prado, Maria Aquino ressaltou a importância da colaboração da população. “Precisamos fazer a nossa parte e cuidar da nossa cidade também. Trouxe Matheus para plantar e agora, mais do que nunca, ele virá à praça. Este espaço é dele, é de todos nós e devemos zelar por ele”, disse a operadora, que vive com a família na região há 15 anos.

02ma-projeto-planta-maceio-50-1-1024x680

O Bairro Verde é uma das ações estratégicas da Semds para ampliar a arborização, segundo lembra o titular da pasta, Gustavo Acioli Torres. Além deste, que é baseado no plantio em áreas verdes ou espaços degradados pelo descarte de lixo, há também o projeto Planta Maceió, uma ação itinerante que faz a doação de mudas aos maceioenses. Para o gestor, são iniciativas importantes para deixar a cidade mais verde e conscientizar a população.

“O trabalho de arborização faz parte da equipe de Parques e Jardins da Semds, que cuida das áreas públicas, mas também precisamos envolver o cidadão neste processo para incentivá-lo a plantar e deixar a cidade cada vez mais verde. Os projetos da Semds têm sua importância pela questão ambiental, mas são grandiosos também do ponto de vista educativo. Com a participação da população, reforçamos o incentivo ao cuidado com a cidade”, diz o secretário.

De acordo com balanço da Semds, as ações da equipe de Parques e Jardins levaram 2.187 novas árvores nativas da Mata Atlântica a canteiros de avenidas e áreas verdes de Maceió. O trabalho também contempla a jardinagem, contabilizando o plantio de 7.250 mudas de plantas ornamentais. Já no projeto Bairro Verde, que teve cinco edições realizadas entre julho e agosto, foram 283 árvores e 520 ornamentais.

“Somando o trabalho da equipe da Semds aos números do bairro, chegamos ao plantio de 10.240 mudas, entre arbóreas e ornamentais, sendo a maior parte realizada durante o período da quadra chuvosa. Além disto, temos também as doações do Planta Maceió, que neste ano doou cerca de 15 mil mudas à população. Este número deve ser maior até o final do ano, visto que ainda há ações previstas, mas já é maior que o registrado em 2017”, destaca Torres.

semds-planta-maceio-doacao-de-mudas

O gestor reforça a importância do plantio. Segundo ele, a arborização colabora com a preservação e a recuperação dos ecossistemas degradados, controla a erosão do solo e previne deslizamentos de terra, gera abrigo e alimentação para animais, retém poluentes da atmosfera, reduz o processo de aquecimento global, ajuda a controlar a temperatura, além de contemplar o embelezamento da paisagem e reduzir a poluição acústica da cidade.

Ascom Semds


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.