OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

23/11/2018 às 13:25

Sala de Alerta da Semarh expõe trabalho durante o XX Congresso Brasileiro de Meteorologia

Evento acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió Evento acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió

Débora Rosset

O Estado de Alagoas vai sediar pela primeira vez o XX Congresso Brasileiro de Meteorologia (XX CBMET), como o tema “Desafios do Monitoramento Meteorológico”. O evento acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. A programação completa está disponível em www.cbmet2018.com.br.

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos meteorologistas, contando ainda com um estande para exposição das atividades executadas diariamente acerca do monitoramento do tempo, clima e nível dos rios em Alagoas.

O XX Congresso Brasileiro de Meteorologia é realizado pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) e terá em sua programação palestras e painéis de discussões por especialistas nacionais e internacionais sobre temas de grande relevância para o entendimento dos fenômenos meteorológicos.

A programação do congresso conta a exposição do estande da Sala de Alerta que terá a estação hidrometeorológica usada para medir o nível dos rios e a quantidade de chuva. Os meteorologistas Vinícius Pinho, Henrique Mendonça e Isa Rezende estarão à disposição do público para explicar as atribuições da equipe em Alagoas. A visita aos estandes do XX CBMET é aberta ao público das 8h30 às 19h.

O coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, considera o congresso uma realização importante para o Estado. “Um dos principais motivos é a troca de experiências com todo o Brasil, além das instituições internacionais. A comunidade meteorológica em Alagoas poderá conhecer e aprender a grande diversidade de estudos sobre a previsão climática. É também uma excelente oportunidade de divulgação do nosso trabalho”, explica o meteorologista.

Programação Sala de Alerta

27/11, às 15h – Palestra sobre a Meteorologia Operacional em Alagoas – Vinícius Pinho;

28/11, às 14h - Validação e utilização do monitor de secas no nordeste como ferramenta de gestão para o Estado de Alagoas – Vinícius Pinho;

29/11, às 8h30 - Mapeamentos das áreas alagadas no município de Atalaia, pertencente à bacia hidrográfica do Rio Paraíba – Vinícius Pinho;

29/11, às 8h30 - Analise do comportamento das precipitações de 2013 a 2018 em Alagoas – Isa Rezende;

29/11, às 8h30 - Estimativa do índice de vegetação e temperatura de superfície na Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu - Henrique Mendonça.



Ascom Semarh

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.