OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

05/12/2018 às 12:53

Arapiraca apresenta projeto para implantação da coleta seletiva

A engenheira ambiental apresenta o projeto da coleta seletiva para o prefeito e membros do comitê A engenheira ambiental apresenta o projeto da coleta seletiva para o prefeito e membros do comitê

A implantação da coleta seletiva em Arapiraca, que passará a atender a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a 12.305, que engloba os princípios econômicos, ambientais e sociais,  foi pauta de reunião na tarde desta terça-feira (4), na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal.

O projeto foi apresentado pela engenheira ambiental e sanitarista Patrícia Albuquerque, assistente técnica e resíduos sólidos da secretaria de Serviços Públicos, para o prefeito Rogério Teófilo e membros do Comitê, formado por representantes de todas as secretarias municipais. 

Na ocasião, mediante a formalização da estruturação do comitê, foram apresentados os benefícios do projeto de  implantação da coleta seletiva; as ações que já estão sendo realizadas, a exemplo de oficinas de capacitações e educação ambiental, incluindo os membros das associações de catadores de resíduos sólidos e parceiros; identificação de pontos  críticos de descarte de resíduos; e instalação de ecopontos.

“A coleta seletiva é o método de otimização dos processos de destinação adequada do lixo. E sua sua importância é justamente a redução dos impactos ambientais e também econômicos para o município”, ressaltou a assistente técnica.

Mas para que ela seja efetivada, Patrícia Albuquerque destacou que, além da atuação da prefeitura, há necessidade de participação da população, importante ator nesse processo de descarte correto dos resíduos. E para que esse entendimento seja intensificado, uma das etapas do projeto passa pela realização de uma campanha educativa, que deverá ser lançada no município.

A partir dessa reunião, cada  secretaria vai apresentar o seu plano de participação no projeto de implantação  da coleta seletiva. “Enquanto isso, ainda este mês, nós iremos iniciar um trabalho de conscientização, através da prática de coleta seletiva no ambiente de trabalho, no próprio Centro Administrativo Municipal”, adiantou a engenheira ambiental.

O prefeito ressaltou que Arapiraca pode ser exemplo no tratamento adequado dos resíduos. E reforçou a necessidade de planejamento e envolvimento de toda a sociedade. “Para isso, envolveremos parceiros, que inclui a população, e são essenciais na execução  desse importante trabalho ambiental, que muito beneficiará a nossa cidade”, afirmou.


fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.