OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

18/12/2018 às 18:48

Cinturão Verde atrai cada vez mais visitantes

Espaço de diversão e educação ambiental, reserva ecológica já recebeu mais de 7 mil pessoas somente este ano Espaço de diversão e educação ambiental, reserva ecológica já recebeu mais de 7 mil pessoas somente este ano

Mariana Lima

Certificado pela Unesco como posto avançado de reserva da biosfera da Mata Atlântica, o Cinturão Verde da Braskem em Alagoas, espaço de 150 hectares que até a década de 1980 funcionava como aterro, foi transformado numa referência internacional em preservação da natureza e hoje recebe milhares de visitantes, especialmente crianças, que participam de programas de educação ambiental. Segundo dados da Plante Verde Consultoria, 7.280 pessoas já visitaram a reserva ecológica até a primeira quinzena de dezembro deste ano. No mês de outubro foi registrado o maior número de visitas, 1.300, o que inclui alunos de 32 instituições de ensino.

Entre mais de 300 mil árvores de 200 espécies diferentes e um criadouro de animais silvestres utilizado pelo Ibama, a criançada aprende sobre sustentabilidade e se diverte. Além disso, técnicos desenvolvem projetos ambientais com a participação da comunidade. “Em outubro nós instalamos um espaço exclusivo com diversas espécies de orquídeas e bromélias, realizamos um simulado setorial com a participação de escolas e creches localizadas no entorno da Estação e também comemoramos o Dia das Crianças com os filhos e familiares dos integrantes da empresa”, exemplifica Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem.

Na trilha ecológica, os visitantes conhecem de perto espécies da flora da Mata Atlântica, como o pau-brasil e a craibeira, árvore símbolo de Alagoas, além de animais como jacarés, macacos, pavões, abelhas, bicho preguiça e emas. Durante todo percurso, educadores ambientais explicam os detalhes do ecossistema e sensibilizam sobre a importância das ações de sustentabilidade, com atenção para a coleta seletiva e reciclagem do plástico. Na Estação Ambiental, a Braskem também desenvolve cursos de hidroponia e apicultura. 

História

O Cinturão Verde foi criado em 1987 e está localizado na restinga do bairro Pontal da Barra, em Maceió, entre o oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú. Reconhecido como reserva de utilidade pública pelo Governo de Alagoas, por meio do decreto estadual nº 6.730, de 19 de dezembro de 1985, o espaço é mantido pela Braskem, que investiu na recuperação do solo, reconstituição topográfica das dunas e recomposição da paisagem da mata.

Diversos órgãos de pesquisas contribuíram na concepção, implantação e acompanhamento técnico do projeto da reserva ecológica, a exemplo das universidades federais de Alagoas, Paraná e Uberlândia-MG, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (Ipa) e da extinta Empresa de Pesquisas de Alagoas (Epeal).

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.


Algo Mais Consultoria e Assessoria


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.