OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

08/01/2019 às 19:02

Penedo recebe visita de ciclista e ambientalista que percorrendo cidades banhadas pelo São Francisco

Paulo Pecê viaja em sua bicicleta por cidades banhadas pelo Velho Chico Paulo Pecê viaja em sua bicicleta por cidades banhadas pelo Velho Chico

O ciclista e ambientalista paraense Paulo Pecê Lima está percorrendo junto com sua bike de estimação a “Maitê”, todas as cidades banhadas pelo Rio São Francisco desde a sua nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais até a foz do Rio São Francisco localizado no município alagoano de Piaçabuçu, chegando enfim em Penedo penúltima cidade antes da foz do Rio São Francisco .

Paulo  Pecê, no auge de seus 64 anos iniciou o seu trajeto rumo a Foz do Rio São Francisco, na cidade mineira São Roque, e em seis meses pedalando percorreu além de Minas Gerais, os estados da  Bahia ,Pernambuco ,Sergipe, chegando em Alagoas, onde desaguam no oceano Atlântico as águas do Velho Chico.

O ciclista e ambientalista batizou o seu projeto com o nome de “Maitê, o Velho e o Chico”, na qual no decorrer de sua trajetória, seguindo sempre o curso do rio, abordou nas cidades visitadas, em palestras, entrevistas e conversas com a população,  temas ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e a importância da preservação ambiental. Alertando no percurso, sobre a importância de resgatar os tempos em que o Rio São Francisco ia “bater no meio do mar”, realidade infelizmente diferente da vivida atualmente.

Paulo Pecê conta que começou a pedalar, após avistar um grupo de ciclistas pedalando nas ruas da cidade onde reside, Belém no Estado do Pará, época a qual havia deixado de fumar e por isso havia ganhado alguns quilos. A partir dai não parou mais, chegando a viajar de bicicleta por diversos estados da federação.

“ A medida em que os dias passavam entre pedaladas, pássaros, flores, rios, flores e igarapés, mais eu me apaixonava pelo veiculo chamado bicicleta e mais longe eu queria ir pedalando com minha doce maite”, explicou.  Sobre o Projeto ao qual se dedica atualmente, Paulo Pecê destaca que sua motivação vêm do desejo de contribuir um pouco com a mudança de comportamento das pessoas, devendo as mesmas atentar-se para os problemas ambientais existentes na atualidade, que dizem respeito a toda a população.

“20 milhões de pessoas vivem as margens do rio são Francisco, não podemos mais esperar, é preciso agir, fazer algo em favor da natureza, não podemos mais transferir a responsabilidade para ninguém, devemos todos ‘arregaçar as mangas’, nos conscientizar da importância do Rio São Francisco para todos” .

Em Penedo penúltima cidade antes da foz do Rio São Francisco, Paulo Pecê  manteve contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e realizará algumas palestras sobre o Rio São Francisco e a importância da Preservação Ambiental.

Contato 91-9880754605 

Facebook Paulo Pecê Lima

Instagram NoPedal


fonte: Secom Penedo

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.