OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

12/01/2019 às 13:12

Programa oferece vagas para capacitação gratuita em planos de gestão integrada de resíduos sólidos

Representantes municipais poderão receber treinamento gratuito para a elaboração de implementação de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) e se tornar multiplicadores na capacitação de outros Municípios nessa mesma temática. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que serão disponibilizadas 12 vagas para o curso oferecido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa).

A seleção receberá candidaturas até a próxima terça-feira, 15 de janeiro. O programa é composto por três sessões de treinamento, três dias cada uma, a serem desenvolvidas no decorrer do ano de 2019. A participação é gratuita e as despesas para referida participação (deslocamentos e hospedagem) serão custeadas pela organização. Em contrapartida, os participantes, bem como os Municípios representados, devem assumir o compromisso de estarem presentes nas sessões de treinamento, realizar as tarefas solicitadas e replicar os resultados com outros Municípios de sua região.

A CNM destaca que o treinamento será ministrado em inglês por uma equipe técnica da Sepa e um dos pré-requisitos é que os Municípios indiquem representantes do quadro permanente, com conhecimento técnico na área e com fluência na língua inglesa.

Dificuldades 
Considerada uma das principais obrigações advindas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a elaboração do Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) ainda é um desafio para a maioria dos gestores locais. O prazo encerrou em agosto de 2012 e desde então os Municípios estão impedidos de receber recursos da União para a área de resíduos sólidos, seja para elaborar planos ou implantar aterros sanitários. Atualmente, mais da metade dos Municípios brasileiros não possuem os PGIRS e necessitam de apoio técnicos e financeiro para cumprir com essa obrigação.

Para mais informações, acesse o Termo de Referência ou entre em contato pelo e-mail: [email protected]. Os interessados deverão enviar para o referido e-mail o formulário de treinamento



Fonte: Agência CNM de Notícias



Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.