OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

29/04/2019 às 15:11

Comitê entrega mais três planos de saneamento em Alagoas

O Comitê da Bacia do São Francisco entregou planos municipais de saneamento básico (PMSB) aos municípios de Delmiro Gouveia, Maravilha e Piranhas.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, fez uma explanação sobre a importância do rio São Francisco e também destacou que os gestores municipais podem buscar o apoio do colegiado para elaborar seus PMSB’s. “O São Francisco é a única alternativa para o semiárido nordestino e é essencial que nós busquemos eliminar o lançamento de esgotos na calha principal e nos afluentes”, disse. Miranda anunciou que o Comitê fará uma reunião no segundo semestre, com todos os prefeitos dos municípios contemplados com o plano, para buscar junto ao governo federal a contrapartida para que os municípios possam implementar o saneamento.

A vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Pauline Pereira, disse, durante a reunião, que  49 municípios alagoanos estão inseridos na bacia do São Francisco em Alagoas, e que a AMA vai intensificar a orientação para que todos tenham seus planos de saneamento. Ela salientou a importância do trabalho e parabenizou a iniciativa do Comitê ao dizer que “saneamento básico é um assunto de extrema importância e os gestores precisam ficar atentos a essa questão”.

O prefeito de Delmiro Gouveia, Eraldo Cordeiro, um dos contemplados na manhã desta segunda-feira, disse que sem a ajuda do Comitê, seria impossível esse investimento.

O representante da empresa DRZ, responsável pela elaboração dos PMSB, anunciou que o segundo passo dos municípios é transformar o plano em lei municipal para buscar os recursos necessários e garantir a execução do saneamento. Agenor Martins Júnior, disse que as maiores dificuldades das prefeituras estão relacionadas ao tratamento de resíduos sólidos e esgotamento sanitário. Mas identifica uma grande vontade dos gestores em tratar desses problemas com responsabilidade.

Fonte: Ascom AMA


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.