OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

04/07/2019 às 11:46

APA da Mirituba do Peixe será retratada em exposição itinerante

Ilustração à mão livre de Joseilza Santo. Foto - Claudio Sampaio Ilustração à mão livre de Joseilza Santo. Foto - Claudio Sampaio

A Exposição APAreceu na Marituba apresentará obras que retratam a diversidade biológica e cultural da APA da Marituba do Peixe, por meio da técnica de ilustração sobre fotografia. O trabalho é produto do Projeto de Extensão APAreceu na Marituba: Mostra de Diversidade Sociobiológica em uma Unidade de Conservação, contemplado no edital Poinart 2018-2019, coordenado pelos professores da Unidade Educacional da Ufal em Penedo, Milena Dutra da Silva e Guilherme Demétrio. A previsão é abrir visitação no próximo mês de agosto, na cidade ribeirinha. 

“O projeto estimula o uso da arte para a formação do sujeito ecológico, ao passo que pretende despertar no público a percepção ambiental em uma unidade de conservação e do que esse ambiente nos fala: A riqueza de diversidade biológica e cultural, os problemas ambientais, a importância da conscientização ambiental, entre outros aspectos”, conta Milena. E o professor Guilherme completa: “A arte é uma poderosa ferramenta de mudança cultural e, tanto pode, quanto deve ser utilizada como instrumento de reconhecimento do mundo que nos cerca. Nesse sentido, o projeto surge como uma forma diferenciada de sensibilização ambiental, visando ressignificar uma diversidade sociobiológica que, por ser cotidiana para a maioria de nós, pode passar despercebida”. 

A exposição contará com 12 telas de autoria da equipe do projeto, compostas por fotografias de discentes e docentes da UE dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca, e ilustração da estudante Joseilza Santo (Ilza). De acordo com os organizadores, o processo de produção das obras incluiu capacitação básica em fotografia, visitação à APA da Marituba do Peixe, debates sobre a diversidade biológica e cultural da APA, identificação de problemas ambientais, escolha de temas abordados em cada tela e verificação de informações de características morfológicas e ecológicas de espécies ilustradas com especialistas. 

“Participar do projeto tem sido muito gratificante, principalmente por unir arte e conhecimento, poder visitar uma APA, conhecer suas riquezas biológicas e os desafios de conservá-las. Ter a oportunidade de repassar esse sentimento de conscientização às pessoas por meio de algo que prende a atenção delas, como a junção de fotografia do ambiente com a ilustração, é algo indescritível”, comenta Ilza. 

O desenvolvimento do projeto permitiu, ainda, que os discentes desempenhassem diferentes funções na organização da exposição, desde a produção e seleção do material a ser exposto até a atuação como monitor durante o evento. 

“Participar do projeto APAreceu na Marituba é bastante enriquecedor. Por meio dele tivemos contato direto com a comunidade, que é bastante acolhedora, e com a diversidade local, extremamente rica. Além disso, temos a oportunidade de desenvolver técnicas de fotografia que poderão ser aplicadas, também, fora do projeto”, destaca a aluna colaboradora Joyce de Souza. 

A exposição ainda não tem data marcada para iniciar, mas a organização informa que o lançamento será na UE Penedo, e, posteriormente, percorrerá as comunidades mais populosas na APA da Marituba do Peixe, todos os campi da Ufal, e eventos, a exemplo do Circuito Penedo de Cinema. Para esta fase itinerante da exposição, a equipe conta com a colaboração da professora Renata de Lima, do curso de Turismo e demais integrantes. “Estamos abertos para apoio e parcerias, a exemplo do IMA Penedo e Gestão da APA da Marituba do Peixe”, estimulou a professora Milena.




Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.