OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

13/09/2019 às 17:29

Parques de Maceió são opções gratuitas de lazer

Parque Municipal de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió Parque Municipal de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Locais ideais para a prática de atividades físicas e educação ambiental, o Parque Municipal de Maceió e o Parque do Horto, situados nos bairros de Bebedouro e Gruta respectivamente, ofertam aos visitantes a possibilidade de maior relação com a natureza por meio de trilhas guiadas e disponibilidade para outras atividades que propiciam bem estar e conhecimento. Neste final de semana, com feriado prolongado, as reservas ambientais são opções de lazer para toda a família.

Parque Municipal de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O Parque Municipal abrirá normalmente neste sábado (14) e no domingo (15), no entanto estará fechado na segunda-feira (16), dia em que normalmente as visitas são suspensas para atividades de manutenção interna. No Parque do Horto, administrado conjuntamente pela Prefeitura de Maceió com a Superintendência do Ibama em Alagoas,  o funcionamento ao público será somente no sábado (14). Nos dois locais, os visitantes podem aproveitar momentos de lazer e realizar atividades físicas das 08h às 16h.

Além das atividades livres, os visitantes em grupos podem solicitar a realização de visitas guiadas pela equipe de educação ambiental dos dois locais. Ligada diretamente a saúde física e mental, a trilha é uma das atividades mais procuradas pelos que frequentam as reservas. Para solicitar, é necessário que se tenha um grupo mínimo de 10 pessoas e que seja feita uma programação por parte dos integrantes. Para o agendamento de trilhas, nos dois parques, deve ser enviado um e-mail para “[email protected]”.

Parque do Horto. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Após o primeiro passo, o solicitante receberá um formulário onde deve preencher algumas informações como nome do responsável, a quantidade de pessoas, se existe algum integrante que preciso de auxílio (pessoas com deficiência) e o contato de todos para que a equipe possa retornar informando a confirmação ou pedindo alteração da data. Nos parques, os visitantes encontram locais ricos em fauna e flora da Mata Atlântica, e receptivo a exercícios em família, como piquenique, alongamentos e aulas de yoga.

Segundo Maria Luiza Ribeiro, veterinária do Parque Municipal, os dois parques possuem áreas para piquenique. “Na entrada do Parque do Horto existe uma área coberta por grama, que dá para sentar, colocar a família, fazer um lanche. Já no Parque Municipal há duas áreas de piquenique. Nós temos a entrada, com as mesas de alvenaria, que recomendamos que sejam feitas sempre nelas, e no final do parque também”, disse.

Entre outros atrativos, o Parque Municipal possui o Lago dos Jacarés, onde os animais podem ser vistos a poucos metros de um deque protegido em momentos de banho de sol ou quando estão nadando. Há também um museu que possui grande acervo de fauna e flora para apreciação dos visitantes.

Lago dos Jacarés no Parque Municipal. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Para que o passeio seja feito de forma saudável, algumas orientações e regras de uma unidade de conservação devem ser seguidas. Para a caminhada dentro dos parques, utilize sapato fechado, leve seu lanche, sua água, não jogue lixo e aproveite o local para fazer atividades físicas. Bebidas alcoólicas, adentrar com animais de estimação e riscar as árvores são terminantemente proibidos.

O horário de funcionamento do Parque Municipal para o público é de terça a domingo, das 8h às 16h. Para agendamento, de terça a sexta. No Parque do Horto, o funcionamento para o público é somente aos sábados e para agendamento de trilhas somente as terças e quintas.

Alexandre Vieira (estagiário)/ Ascom Sudes

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.