OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

13/03/2017 às 13:06

Rui autoriza construção de sete estações elevatórias

Prefeito Rui Palmeira assina ordem de serviço para construção de estações elevatórias. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió Prefeito Rui Palmeira assina ordem de serviço para construção de estações elevatórias. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Bárbara Tenório e Eberth Lins 

O trabalho da Prefeitura de Maceió para melhorar a balneabilidade das praias urbanas da capital continua. O prefeito Rui Palmeira assinou, nesta segunda-feira (13), no Best Western Premier, a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção de sete novas estações elevatórias para combater as línguas sujas nas praias. A obra será custeada com recursos próprios do Município na ordem de R$ 700 mil.

No total, 11 estações elevatórias serão implantadas ao longo da orla, no trecho entre Pajuçara e Jatiúca. As estruturas vão bombear as águas atualmente lançadas na praia para desviar o fluxo para o Canal Gulandi – um dos principais pontos de captação de águas da chuva. A rede de drenagem vai captar também as águas de rebaixamento do lençol freático, provenientes das escavações de subsolo dos edifícios da região.

Prefeito destacou importância da construção das estações elevatórias. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Prefeito destacou importância da construção das estações elevatórias. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“Já temos três estruturas funcionando na Pajuçara, sete que estamos assinando agora e duas que ainda faltam para complementar essas elevatórias que vão definitivamente acabar com esse problema conhecido como línguas sujas”, explicou o prefeito Rui Palmeira.

A construção de novas estações terá um grande impacto na atividade turística da cidade, como destacou Rui. “Esse projeto é muito importante pra o nosso turismo, atividade que beneficia milhares de maceioenses. Taxistas, garçons e camareiras representam os milhares de empregos gerados com o turismo. Com praias de melhor qualidade, com certeza, nosso destino será ainda mais atrativo”, reforçou.

Com a limpeza das praias, o secretário municipal de promoção do turismo, Jair Galvão, já fala em ampliar a divulgação do destino Maceió. “Isso dará um salto muito grande de competitividade no Brasil e no mundo. Finalmente, após a solução desses problemas nós poderemos voltar a trabalhar o mercado europeu, partindo para locais como Portugal e Itália. Agora poderemos abrir horizontes de um público mais exigente”, pontuou.

Manter a limpeza das praias, uma vez que o fluxo das galerias de água de chuva não será mais lançado ao mar, trará benefícios também para a população maceioense. “Além dos ganhos na cadeia turística, movimentando a economia local, os moradores da cidade também vão ganhar. É mais saúde e acesso ao lazer de forma gratuita”, destacou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, prestigiou a solenidade para assinatura da ordem de serviço. “Como alagoano e hoje morador de Maceió, quero agradecer ao prefeito por atender essa reivindicação da população. Como ministro, quero parabenizá-lo pela atitude de resolver o maior problema das praias e dizer que estamos à disposição da Prefeitura de Maceió. Já estamos trabalhando com o Município em novos projetos como a reurbanização das Praias da Sereia e Sobral e a construção de banheiros em nove pontos da orla”, disse.

As três estações elevatórias já em funcionamento são fruto de uma parceria do Município com a Braskem, que garantiu 7,1 mil metros de tubos de PVC específicos para obras de drenagem e canalização. A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e a seccional alagoana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL) também contribuíram com a ação, financiando a elaboração do projeto técnico da obra.




Fonte: Secom Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.