OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

14/05/2017 às 08:09

Projeto de educação ambiental em Barco-escola encanta pelo Rio São Francisco

Barco-escola promove educação ambiental para estudantes de escolas públicas Barco-escola promove educação ambiental para estudantes de escolas públicas

Thamires Ribeiro – estagiária de jornalismo

O barco-escola é fruto de uma parceira da unidade da Ufal em Penedo com a prefeitura da cidade e o Instituto de Meio Ambiente (IMA). O projeto tem o intuito de disseminar a educação ambiental e desenvolver o pensamento crítico em relação as condições do Rio São Francisco, focando na poluição de suas águas e margens.

O programa conta com a participação de vários professores da Ufal, que desenvolveram juntos o projeto Observando os Rios, considerado um dos melhores trabalhos apresentados no 1º Encontro Nordestino das Licenciaturas em Ciências Biológicas e a 4ª Semana das Ciências Biológicas.  O professor Claudio Sampaio está entre os desenvolvedores e explica que o barco-escola é uma extensão desse projeto. 

“Mensalmente monitoramos alguns parâmetros físicos e químicos da água do Rio São Francisco - pH, temperatura, turbidez, sólidos em suspensão, Nitrogênio, Fósforo, coliformes, Oxigênio, presença de lixo nas margens, de espumas na água e outros. Nosso desejo é fazer o monitoramento embarcado, com dezenas de crianças e adolescentes”, contou Sampaio. 

A cada mês um professor é responsável pelo monitoramento, e os participantes têm a oportunidade de aprender, enquanto vão percebendo exemplos ao vivo.

As atividades são voltadas para estudantes de escolas públicas e privadas, mas, segundo o professor Claudio, todas as pessoas que tiverem interesse podem participar, principalmente porque é um assunto que envolve toda a sociedade.

Mas informações sobre o projeto na página do Facebook





Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.