OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

16/06/2017 às 10:51

Maceió Mais Sustentável leva ações ambientais às ruas

Lucas Alcântara

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) inicia, no próximo domingo (18), uma série de ações educativas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. Para marcar a data, o órgão programou a Semana Maceió Mais Sustentável, que contará com blitz educativa, uma nova edição do projeto Vetkids, doação de mudas, curso, oficinas, trilhas ecológicas e o lançamento da primeira horta urbana da capital.

A programação no domingo será na orla da praia de Ponta Verde, no trecho da Avenida Silvio Carlos Vianna conhecido como Rua Fechada. Lá, a Semds realizará uma nova edição do Vetkits. “Este é um projeto que busca estimular as crianças a aprender sobre a fauna da Mata Atlântica, incentivando-as a respeitar os animais, conscientizar sobre a importância do cuidado e o entendimento de minimizar os riscos que a sociedade causa à fauna e ao Meio Ambiente de forma geral”, explicou Gustavo Acioli Torres, titular da Semds.

Para participar do Vetkids, que nesta edição conta com a parceria do Instituto Biota, os pais ou responsáveis das crianças devem levá-las à tenda que será montada pela Semds na Rua Fechada, às 09h. Não é necessário realizar inscrição prévia, basta comparecer ao local pontualmente. Ainda no domingo, a Semana Maceió Mais Sustentável realiza uma exposição do Parque Municipal e de brinquedos reciclados, oficina sustentável e também haverá a doação de mudas para estimular o plantio de novas árvores na cidade.

Já na segunda (19) e na terça-feira (20), a programação é voltada à conscientização dos motoristas sobre o descarte adequado de resíduos. Nestes dias, a Semds estará com duas equipes em pontos de grande fluxo de veículos: o cruzamento da Avenida Fernandes Lima, próximo à Casa Vieira, e na rotatória da entrada do complexo habitacional Benedito Bentes, em frente ao Shopping Pátio Maceió, onde serão distribuídos lixeiros para carro com a orientação para reforçar a educação ambiental entre os condutores. A blitz educativa nos dois dias tem início às 09h.

De forma pioneira, a Semds também lança durante a Semana Maceió Mais Sustentável o projeto para implantação de hortas urbanas na capital. O primeiro local contemplado pela iniciativa é o Loteamento Nascente do Sol, no Benedito Bentes, onde o espaço está sendo montado com o apoio da população. No dia 21, às 09h, os moradores participam do curso de horta e compostagem para que sejam orientados pela equipe técnica do Município sobre o manejo, a reutilização da matéria orgânica descartada para produção de adubo, produção de mudas e o plantio. Na quarta-feira (22), também às 09h, haverá o lançamento da horta.

A programação será encerrada no domingo, dia 25, com a trilha ecológica no Parque Municipal de Maceió. Para participar, basta comparecer na reserva ambiental às 09h e ir com roupa adequada à caminhada: roupa leve, tênis, devendo também levar água. Para os maceioenses que desejam encerrar a trilha com um lanche em família, o Parque dispõe de espaço estruturado para piquenique.





Fonte: Ascom Semds

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.