OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

19/04/2018 às 11:15

Gestantes e crianças em situação de vulnerabilidade recebem visitas da Assistência Social em Pão de Açúcar

Pão de Açúcar é um dos 2.675 municípios do Brasil integrantes do Programa Criança Feliz, do Governo Federal, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. A equipe da Secretaria do Trabalho e Assistência Social tem acompanhado 150 famílias, entre gestantes e crianças de zero a três anos de idade, em visitas semanais. Para alcançar os objetivos do programa, o prefeito Flavinho Almeida tem incentivado massivamente as capacitações profissionais e as ações essenciais e complementares que apoiem gestantes e famílias, favorecendo o desenvolvimento dessas crianças.

“A capacitação e a formação continuada de profissionais que atuem junto às famílias, com vistas à qualificação do atendimento e ao fortalecimento dos vários setores da administração são importantes para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância”, disse o prefeito. “O programa surgiu como uma importante ferramenta que promove o desenvolvimento infantil e apoia gestantes na preparação para o nascimento”, completou.

O Criança Feliz tem ampliado a rede de atenção e cuidado integral com a primeira infância e mostrado que pequenos cuidados ajudam a reduzir desigualdades sociais e geram muito mais oportunidades no futuro. Semanalmente, visitadores levam às famílias orientações sobre a melhor maneira de se estimular o desenvolvimento das crianças. Para as mães, as ações compreendem orientações para o pré-natal, para o melhor desenvolvimento do período gestacional e encaminhamentos médicos e assistenciais. Já as crianças são orientadas no sentido do desenvolvimento cognitivo e motor.

“O trabalho de visita domiciliar feito pela prefeitura tem transformado a vida das famílias que são acompanhadas. Pão de Açúcar tem intensificado o trabalho das visitas, capacitando os visitadores para desenvolverem um trabalho de excelência”, disse Maria da Conceição Lima, supervisora do programa no município. As ações são voltadas às gestantes e crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, com idades entre 0 e 3 anos, e àquelas de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também são acompanhadas gestantes e crianças beneficiárias afastadas do convívio familiar por medidas protetivas.

O Programa Criança Feliz será implementado a partir da articulação entre as políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, entre outras, e é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Até agora, 1.988 municípios iniciaram a etapa de visitações.

Fonte: Ascom Pão de Açúcar

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.