OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

15/05/2018 às 18:53

Palmeira é o único município de Alagoas que entrega CTPS na hora e sem agendamento

Prefeito Júlio Cezar fez uma visita a agência do MTE em Palmeira Prefeito Júlio Cezar fez uma visita a agência do MTE em Palmeira

Lucianna Araújo/Assessoria

O prefeito Júlio Cezar visitou hoje (15), a nova Agência Regional do Trabalho de Palmeira dos Índios. Inaugurada em fevereiro deste ano, e com mais de cem dias de funcionamento, a Agência  atende a população de 19 cidades da região, que necessita fazer a retirada de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e outros documentos relacionados ao órgão. De lá para cá, já foram emitidas cerca de 2.500 CTPS. A cada mês são feitos aproximadamente mil atendimentos e emitidas 800 novas Carteiras. Palmeira é o único município alagoano que faz a entrega do documento sem agendamento prévio e em um tempo recorde, de aproximadamente 20 minutos.

A agência, que leva o nome do Jornalista Tobias Granja, estava fechada há dois anos. A sede está localizada na Avenida Governador Muniz Falcão, 545, no bairro São Francisco. No local, são feitos atendimentos diversos, principalmente para a CTPS e as alterações que ocorrem no documento. “Geralmente, são pessoas que casam ou separam, que querem fazer alteração na Certidão de Nascimento e mudança nos dados cadastrais. Também realizamos esclarecimento de dúvidas trabalhistas e outras orientações. A média de público é de 50 pessoas por dia, uma média de mil por mês, com 40 emissões de CTPS por dia. Além de Palmeira, a Regional atende outros 19 municípios”, explicou o gerente do Ministério do Trabalho em Palmeira José Francisco.

Ele disse, ainda, que por causa na agilidade e rapidez na entrega da CTPS, pessoas de outras cidades que não fazem parte da jurisprudência de Palmeira também buscam atendimento na Agência. “Recebemos pessoas de Arapiraca e Maceió, por exemplo, pois lá só faz a retirada da CTPS por agendamento e tem prazo para a entrega. Outros dois municípios até entregam no mesmo dia, mas não com a nossa demanda, pois possuem limite de atendimento. Também temos um auditor fiscal que faz as rescisões contratuais de pessoas que vieram de outros estados e não deram baixas no vínculo empregatício. Temos o maior prazer em fazer o atendimento a quem nos procura na Agência”, ressaltou Francisco Vieira.

Carteiras abandonadas

Francisco Viera também alertou para um dado importante. Aproximadamente 400 Carteiras, emitidas entre os anos de 2010 e 2015, estão na Agência à espera de retirada. Deste total, apenas cinco foram entregues. “A população não vem buscar. Ou esqueceu ou imagina que o serviço não foi finalizado, pois a Agência ficou dois anos fechada. Antigamente, o serviço demorava aproximadamente uma semana para ser finalizado e o documento entregue. Isso gerava um desconforto, principalmente para quem é do sítio e depois não tinha como voltar. Mas pedimos a essas pessoas que fizeram o documento, neste período, que nos procure e venha buscar a Carteira”, completou o gerente do Ministério do Trabalho em Palmeira.

Para o prefeito Júlio Cezar, a Agência Regional do Trabalho de Palmeira não poderia continuar fechada. “Os palmeirenses e as pessoas da nossa região não poderiam mais sofrer com o desconforto de ter que ir a outros municípios para fazer a retirada do documento. Agora, outros municípios fazem os documentos aqui, com a gente. Palmeira merecia ter uma nova Agência, com a oferta de diversos serviços e a entrega da CTPS em tempo recorde. Estamos muito felizes com isso e, graças às nossas parcerias, mais este sonho se transformou em realidade”, finalizou o prefeito.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.