OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

20/06/2018 às 14:01

Nova adutora de Jaramataia fica pronta em seis meses

Ordem de serviço, que autoriza o início das obras de instalação, foi assinada na manhã desta quarta-feira (20) pelo governador Renan Filho Ordem de serviço, que autoriza o início das obras de instalação, foi assinada na manhã desta quarta-feira (20) pelo governador Renan Filho

Severino Carvalho

Agência Alagoas

Jaramataia, a 170 km de Maceió, na região da Bacia Leiteira, terá o abastecimento d'água feito por uma nova adutora. A ordem de serviço, que autoriza o início das obras de instalação, foi assinada na manhã desta quarta-feira (20) pelo governador Renan Filho.

"Trata-se de um obra histórica para Jaramataia, que resolverá de uma vez por todas o problema de abastecimento de água no município", afirmou o governador. De acordo com ele, a expectativa é de que a obra seja concluída em seis meses.

Responsável pelo empreendimento, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai investir, com recursos próprios e do Governo do Estado, mais de R$ 2,2 milhões na instalação da adutora, que levará água a cerca de 4 mil moradores. "A Casal e o Governo de Alagoas têm hoje recursos para fazer investimentos, num Estado que no passado não tinha dinheiro para nada", observou Renan Filho, citando as obras feitas na região.

 Assinatura de ordem de serviço para construção de adutora em Jaramataia (Foto: Márcio Ferreira)

"Avançamos com o Canal do Sertão e com a Adutora da Bacia Leiteira; já entregamos a Adutora do Alto Sertão e nos próximos dias vamos inaugurar a obra de abastecimento de água da cidade de Inhapi; faremos o mesmo em Senador Rui Palmeira e em Carneiros. Em Batalha, estamos concluindo dois sistemas de abastecimento de água importantes para os distritos da Manteiga e Timbaúba", acrescentou.

A assinatura da ordem de serviço para instalação da adutora de Jaramataia aconteceu no dia em que o município completa 56 anos de emancipação política. O governador parabenizou o prefeito Jeferson Barreto pela celeridade e eficiência com que o município aprontou o projeto para execução da obra.

"É de fato um sonho que se concretiza hoje. Trata-se de uma espera de 37 anos e esse dia chegou. Não tenho palavras para descrever tamanha alegria: seremos eternamente gratos. A data de hoje será comemorada como o nascimento de um filho", disse o prefeito de Jaramataia.

A nova adutora vai sair de Batalha e terá 17 mil metros de extensão e diâmetro de 150mm. A tubulação será implantada no acostamento da rodovia AL-220. Dessa forma não necessitará passar por dentro das propriedades rurais, o que deve facilitar, no futuro, a realização de manutenções. A adutora, em PVC Defofo, terá vazão de 30 metros cúbicos por hora. Para que chegue até a cidade, o líquido que sairá do centro de reservação em Batalha vai passar por uma estação elevatória, que fará o bombeamento.

Outras entregas

Ambulância entregue pelo Governo do Estado ao Município de Jaramataia (Foto: Márcio Ferreira)

Ainda durante a solenidade, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu a entrega de uma ambulância ao município de Jaramataia. As chaves foram repassadas simbolicamente pelo governador ao prefeito. O veículo integra o lote de 130 ambulâncias que estão sendo distribuídas aos municípios alagoanos para fazerem o transporte de pacientes entre as unidades de saúde.

Durante seu discurso, Renan Filho anunciou que Jaramataia será beneficiado com as obras do Programa Pró-Estrada, que após pavimentar os acessos ao município vai, agora, asfaltar vias urbanas dentro da cidade.

 Inauguração da Central de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (ALIMENTAqui), em Jaramataia (Foto: Márcio Ferreira)

Ao fim dos discursos, o governador e o prefeito de Jaramataia inauguraram a Central de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (ALIMENTAqui), situada no Centro da cidade. Acompanharam a cerimônia o vice-presidente de Engenharia da Casal, Osmar Lisboa e os deputados estaduais Ricardo Nezinho, Isnaldo Bulhões e Carimbão Júnior.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.