OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

12/07/2018 às 14:47

Prefeitura de Santana do Ipanema emite nota sobre árvore suprimida na Avenida Dr. Arsênio Moreira

A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, emitiu, na noite desta quarta-feira (11), uma nota de esclarecimento sobre uma árvore suprimida na Avenida Dr. Arsênio Moreira. Em parte da nota a Prefeitura informou que "a cada árvore arrancada, três serão plantadas" e "o vegetal em questão, o Ficus benjamina, é uma planta de origem asiática, o que não traz prejuízo para a flora nativa da região". Veja a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

"A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, vem esclarecer que as supressões de árvores, tanto na área urbana, como na rural, é precedida de alguns procedimentos que visam embasar, tecnicamente, a prática adotada, passando inicialmente pela visita dos técnicos, posterior análise e finalizando com um Laudo Técnico, que é assinado por um Engenheiro Agrônomo e fica arquivado no setor de Meio Ambiente. Esclarecemos ainda que para cada árvore suprimida, na cidade de Santana do Ipanema, três outras são plantadas, seguindo recomendações técnicas, em locais adequados e de espécies preferencialmente nativas.

A árvore suprimida na última terça-feira (10), na Avenida Dr. Arsênio Moreira, passou por todos esses procedimentos e ficou comprovado o risco que a mesma poderia trazer para a população, pois o seu tronco encontrava-se comprometido internamente, conforme fotos e Laudo Técnico arquivado na Secretaria de Meio Ambiente (à disposição da população). Com a chegada das festividades da 56ª Festa da Juventude, evento este que traz uma grande circulação de pessoas no local, e pensando na segurança dos que transitam, a análise foi dada como prioridade e consequentemente o corte foi autorizado. Ainda, é importante que se diga que o vegetal em questão, o Ficus benjamina, é uma planta de origem asiática, o que não traz prejuízo para a flora nativa da região.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídrico aproveita para informa que a maneira correta de solicitar a supressão de uma árvore é dirigindo-se à sede da secretaria, que funciona no mesmo prédio da Emater, assinar um Requerimento específico e um Termo de Compromisso, comprometendo-se a doar três mudas de plantas, caso o pedido seja deferido, para que posteriormente haja o plantio das mesmas.

A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema vem adotando medidas que possibilitam a melhoria na parte paisagística da cidade como: recomposição da vegetação de praças, poda contínua nas ruas da cidade, replantio de árvores mortas, replantio das palmeiras da entrada da cidade e colocação de grama, plantio de espécies nativas nas margens do Rio Ipanema, contribuindo assim com a recomposição da mata ciliar, além de diversos outros projetos na área ambiental.

Certos de que estamos contribuindo para a melhoria do Meio Ambiente da nossa querida Santana do Ipanema, nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas".

Fábio Leite

Engenheiro Agrônomo

Diretor do Sistema de Gestão Ambiental e Proteção ao Meio Ambiente

Fonte: Ascom Santana do Ipanema


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.