OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

12/07/2018 às 20:26

Empresa da China fará pesquisa no solo de Coqueiro Seco

Prefeita autorizou pesquisa, mas exigiu que a população seja informada Prefeita autorizou pesquisa, mas exigiu que a população seja informada

AL1

Representantes do grupo chinês BGP, com representação no país através da Brasil Serviços e Equipamentos Geofísicos LTDA, foram recebidos nesta quinta-feira pela prefeita Decele Damaso e os secretários Redson Cavalcante (Meio Ambiente) e Luiz Reinaldo (Administração).

O grupo chinês vai desenvolver uma pesquisa sísmica terrestre, no campo do Pilar, que compreende os municípios de Rio Largo, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro. Para que os trabalhos aconteçam é preciso que o município autorize, como determina a legislação. “O grupo tem experiência nesse tipo de pesquisa e precisa do aval dos municípios para que possa solicitar a licença ambiental aos órgãos competentes, como IMA e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham)”, explica o secretário Redson.

Por se tratar de uma pesquisa que pode beneficiar o município, caso seja encontrado petróleo e gás natural, por exemplo, a prefeita Decele autorizou, desde que o grupo chinês cumpra as exigências legais.

Ficou acordado que:
Durantes os seis meses de pesquisa, que compreendem as etapas de topografia, perfuração, carregamento, sismografia e recuperação da área, os representantes da empresa farão reuniões com a comunidade e utilizarão as mídias locais, como a rádio comunitária e carro de som, para explicar o andamento da pesquisa. “Esse tipo de estudo é comum em áreas ricas em recursos naturais. Temos um acordo firmado, como também deve ser feito no Pilar, Rio Largo e Marechal. O que todos devem torcer, a partir de agora, é para que o solo coqueirense tenha a riqueza esperada pelos especialistas”, disse o secretário Reinaldo.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.