OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

19/07/2018 às 11:30

Vice-presidente da CNM articula em Brasília para resolver entraves na Operação Carro-Pipa

O vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eures Ribeiro, se reuniu nesta quarta-feira, 18 de julho, com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e com o Exército Brasileiro para debater entraves da Operação Carro-Pipa. O municipalista, que também é presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB)  tem partido de agenda com o grupo com intuito de pedir a ampliação do serviço e a adoção de uma logística que atenda diretamente às famílias afetadas pela estiagem.

Eures explicou que os Municípios baianos identificaram e apontaram muitas falhas na operação. “É água que não chega na ponta; entrega no reservatório e que não entrega de casa em casa; são Municípios que foram suspensos do programa mesmo estando em Situação de Emergência”, relatou. Segundo o vice-presidente da CNM “essa reunião foi para buscar um denominador comum de uma politica mais correta e mais realista e que dialogue com os Municípios. Pois todas as operações são feitas sem se ouvir os Municípios e por isso que tanta reclamação e essa reunião foi para acertar novos pontos e uma nova metodologia que condiz com a nossa realidade”, explicou.

De acordo com o gestor, o Exército Brasileiro assumiu o compromisso de se reunir com os Municípios em cada Estado, junto as defesas civis municipais para definir uma agenda de fiscalização.

Situação de Emergência

Em Alagoas, 37 municípios estão em Situação de Emergência  por conta da falta de chuvas, segundo dados do Ministério da Integração Nacional. Além de provocar baixos índices pluviométricos, a estiagem tem efeitos negativos sobre a produção agrícola e pecuária. Entre as ações para minimizar os efeitos da seca estão a distribuição de águas através de carros-pipas e a construção de poços e cisternas. Esta semana a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) fez um grande mutirão com a Coordenação Estadual da Defesa Civil e Coordenadorias Municipais para atualização de documentos exigidos para novos decretos.

Fonte: Ascom AMA com informações da CNM


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.