OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

16/08/2018 às 14:43

Municípios alagoanos apresentam experiência exitosa para representantes de outros estados

Representantes de diversos municípios da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará estão em Maceió para saber detalhes de como o estado de Alagoas encerrou 100% dos lixões a céu aberto. Uma reunião nesta quarta (15) entre Associação dos Municípios Alagoanos, Secretaria do Estado dos Recursos Hídricos e Instituto do Meio Ambiente e Ministério Público apresentou aos representantes dos outros estados as políticas públicas utilizadas.

O prefeito de Craíbas, Ediel Leite, que também é presidente do Consócio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano – o Conagreste, representou a AMA, ao lado da técnica Brígida Alencar, no encontro e apresentou a experiência dos municípios alagoanos com a formação dos consórcios.

A AMA esteve desde o início auxiliando os municípios. Em 2014 foram formados os consórcios para instalação de aterros sanitários para que amenizasse os custos e facilitasse as ações em conjunto. E, desde o ano passado, a Entidade segue parceira dos prefeitos na conquista de cada lixão que foi encerrado.

Além de cumprir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos dando a destinação correta aos resíduos sólidos, os municípios alagoanos também já estão trabalhando na educação ambiental nas escolas e comunidades, e estimulando a formação de cooperativas de reciclagem que já são realidade em muitas cidades.

Alagoas se tornou referência no assunto. Liderando o ranking Norte-Nordeste, Alagoas está primeiro lugar ao encerrar 100% dos lixões. Em âmbito nacional, o Estado foi o terceiro a se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) após os fechamentos em Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Fonte: Ascom AMA


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.