OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

16/08/2018 às 15:05

Arapiraca: Ronda Jovem conscientiza estudantes sobre violência doméstica contra a mulher

Equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência  na campanha Agosto Lilás Equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência na campanha Agosto Lilás

No mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, quando é realizada campanha nacional “Agosto Lilás”,  a prefeitura de Arapiraca, por meio da superintendência de Políticas para a Mulher, iniciou ações do Projeto Ronda Jovem, que visa atuar em escolas do município com trabalho de conscientização sobre os tipos de violência  doméstica e familiar, com base na Lei Maria da Penha, que completa 12 anos.

A proposta do Ronda Jovem é utilizar o ambiente escolar para abordar, de forma dinâmica, a temática com os alunos adolescentes do 8º e 9º anos. E com isso, torná-los multiplicadores da luta por igualdade de direitos entre todos. “A finalidade é  desconstruir a cultura da violência em desfavor do gênero feminino, a qual é historicamente arraigada no seio social”, destacou Saskya Maia, coordenadora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Entre as estratégias de ação utilizadas pela equipe da superintendência, estão sendo realizadas palestras e rodas de conversa, sobre os temas: identificação de gênero; machismo; feminismo; cultura do estupro, origem e a importância da Lei Maria da Penha; E nesse contexto,  os tipos de violência doméstica, que são psicológica, física, sexual, patrimonial e moral;

IMG_6290

Sáskya Maia, coordenadora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

A coordenadora explica que, no primeiro momento, as ações do Ronda Jovem estão acontecendo em escolas municipais, mas que a intenção é atender aos alunos das unidades de ensino públicas e privadas. “O início das atividades aconteceu junto com o lançamento da campanha Agosto Lilás, mas se estenderá ao longo do ano.  O projeto identifica a educação como o meio de prevenção e combate à violência doméstica e familiar”, completou.

Saskya Maia ressalta que, durante este mês, além das escolas municipais, alguns órgãos também receberam as ações do programa Ronda Jovem, a exemplo do CRAS Primavera, CIEE e Serviço de Convivência. A agenda será organizada mensalmente com a lista das escolas assistidas.

Cronograma da segunda quinzena de  Agosto

15 – CRAS Manoel Correia de Melo – Primavera

17- Centro Integração Empresa-Escola (CIEE)

22- Escola de Ensino Fundamental Laury Capistrano

23- Escola Pedro Arestides da Silva

28- Escola de Ensino Fundamental Cônego E Rodrigues

29- Escola de Ensino Fundamental  Monsenhor José Soares

30- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

31- Escola de Ensino Fundamental Governador Fernando Collor de Melo

IMG_4876

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.