OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

19/09/2018 às 13:24

Alunos da escola Hugo Lima, em Arapiraca, participam de palestra sobre o combate ao suicídio

Na noite desta terça-feira (18), a prefeitura de Arapiraca, através da secretaria de Educação e Esporte, realizou palestra voltada ao Setembro Amarelo para jovens e adultos de escola pública. O encontro realizado na Casa da Cultura, contou com professores e alunos da escola Hugo José Camelo Lima, instituição de ensino responsável pelo momento.

Com o tema “Setembro Amarelo – porque vale a pena viver: superando obstáculos”, o médico Jean Rafael Adion, mostrou de forma interativa e dinâmica, como vencer essa batalha interna e explicou as principais causas que levam um indivíduo a cometer suicídio.

“Em nossa região ainda temos um tabu em relação às doenças emocionais, que muitas vezes são a base para uma pessoa cometer suicídio. Sendo a segunda maior causa de morte entre os jovens. Até 2020, a Organização Mundial de Saúde configura que o suicídio pode ser a principal causa de morte entre os jovens. Precisamos levar informação, pois a maioria das pessoas que cometem o suicídio não querem cometer de fato”, destaca o médico.

A coordenadora municipal de Educação Permanente e coordenadora da Comissão de Integração Ensino-Serviço da II Macrorregião  de Saúde, Marineide Bispo, destacou a importância do apoio do município no debate. “O número de pessoas que hoje precisam desse olhar do SUS e do município é primordial, pois temos jovens que precisam ouvir palavras de conforto e que os façam entender que a vida é boa”, disse ela.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade deste problema de saúde pública no Brasil e no mundo, e suas formas de prevenção. A cada 4 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. São quase 1 milhão de mortes no planeta por ano. “Com a conscientização, espera-se que as pessoas fiquem mais atentas e consigam identificar quem precisa de ajuda”, continuou Marineide.

Vale lembrar que com apoio certo, estima-se que 90% dos casos podem ser prevenidos.

fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.